sábado, 28 de agosto de 2010

Suspenção da vacinação contra raiva

Bom dia,
Como já vêm sendo amplamente divulgado pela mídia, aproveito para informar que a campanha de vacinação contra a raiva foi suspensa.
A suspensão temporária e preventiva foi adotada pela Secretaria Estadual de Saúde em razão dos casos notificados no estado. A medida é para que o Ministério da Saúde possa investigar a relação dos casos com a vacina. No município do Embu não tivemos nenhuma reação grave ou óbito notificados, mas algumas reações como falta de apetite, dor e apatia por até três dias após a vacinação foram relatados.
Nós, do CCZ e da Secretaria Municipal de Saúde lamentamos muito o ocorrido e solicitamos que vocês, proprietários de animais que foram vacinados e apresentaram alguma reação, entrem imediatamente em contato com CCZ.

Até breve,

Luciana Gallo

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Agosto - mês da vacinação contra raiva

Como todo ano acontece, este é o mês da vacinação contra a raiva no nosso município, e desta vez, o  Centro de Controle de Zoonoses, da Prefeitura de Embu das Artes, promove a vacinação entre os dias 14 de agosto e 14 de setembro, das 9h às 16h.
Vocês devem ter percebido que este ano a campanha começou um pouco mais tarde, isso porque a produção da vacina foi mais demorada. O lado bom desse "atraso" é que a vacina está mais moderna e potente, vai proporcionar uma melhor proteção aos cães e gatos.
As vacinas serão dadas todos os dias na sede do CCZ, em postos determinados em algumas regiões específicas e em alguns locais haverá a circulação de carros, com equipes que também irão vacinar! 
Se você tiver alguma dúvida sobre o posto de vacinação mais próximo, ou não conseguir levar seus animais para a vacinação, ligue para o CCZ (4704-3673), assim tentaremos encontrar a melhor saída para o seu problema!

Um pouco mais sobre esta famosa e terrível doença...
Graças a adesão da população às Campanhas de Vacinação contra Raiva, nosso município nunca relatou nenhum caso de raiva em humanos ou em cães e gatos, e é por isso que não podemos "deixar a peteca cair" e devemos continuar vacinando, cada vez mais os nossos animais.
A raiva é uma doença muito grave, só houveram três casos de cura no mundo inteiro. Durante todo o decorrer da doença, o indivíduo está plenamente consciente, e passa por um grande sofrimento, por isso a prevenção é o melhor remédio!
É importante que você não mexa em animais que você não conheça, ou que estejam se alimentando, dormindo, ou cuidando de suas crias! Caso você seja mordido, ou arranhado por qualquer animal, mesmo que seja o seu, lave bem, com água e sabão, e procure imediatamente uma Unidade de Saúde! Ah, vale lembrar que se você estiver com algum machucado na pele, e o animal lamber o ferimento, você também pode pegar a doença!
Os sintomas da raiva são





  • No início:
    • dor ou comichão no local da mordida;
    • náuseas, vômitos;
    • mal estar moderado ("mau humor"). 
  • Em seguida: 
    • espasmos musculares intensos da faringe e laringe
    • dores na deglutição - mesmo que de água, o que causa um medo intenso ao líquido
    • hostilidade violenta (raiva): 
    • insônia;
    • gritos, alucinações,  ansiedade extrema provocados por qualquer estímulo visual ou acústico.


Posto de vacinação permanente: Centro de Controle de Zoonoses
Lá você pode vacinar seu animal gratuitamente em qualquer época do ano e aproveitar para fazer o RGA do seu amigão!

Outras informações úteis... 
  • A vacinação é gratuíta;
  • A vacina só pode ser aplicada pelo agente de controle de zoonoses, ou seja, eles não podem entregar a vacina, para você vacinar seu animal em casa;
  • Todo cão ou gato, com mais de três meses de idade devem ser vacinados;
  • Esta vacina não tem contra-indicação, é segura para fêmeas no cio, prenhas, ou com filhotes que ainda estejam mamando;
  • Se você estiver com um gato na fila, avise aos agentes de controle de zoonoses,  eles irão te atender rapidamente para você não precisar ficar perto dos cães;
  • Ao sair com seu animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia;
  • Se seu animal é bravo, ou de difícil contenção, coloque uma focinheira, ou traga alguma fita ou corda, para que você consiga imobilizar sua boca, evitando acidentes;
  • Se possível, mantenha seu animal no colo ao levá-lo para tomar a vacina, principalmente se você não vacina anualmente seu companheiro contra outras doenças - V8 ou V10 para os cães; tríplice ou quádrupla para os gatos. Assim você evita que ele entre em contato com outro animal, evitando que ele seja contaminado por algum animal doente;
  • Toda vacina causa dor local e o animal pode ficar mais quieto (apático), sonolento, com febre e falta de apetite por até 36 horas depois da vacinação. Além disso, é normal que tenha um inchaço local, formando um pequeno nódulo, que vai desaparecendo aos poucos em até dois meses;
  • Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua.
Atenção: Durante toda a campanha de vacinação, o CCZ estará aberto, de segunda a sábado!


Luciana Gallo