terça-feira, 26 de abril de 2011

Ajude a divulgar


Vendo as fotos dos filhotes e adultos divulgadas aqui neste espaço, fica parecendo que todos estes lindos animais sempre foram saudáveis e felizes. Na verdade, aqueles que chegam a ter suas fotos publicadas são verdadeiros sobreviventes, e lutaram muito contra o abandono e doenças, antes de poderem ser colocados para adoção. Eles chegam ao CCZ muito debilitados e com inúmeros problemas, por isso, uma parte deles acaba morrendo antes de ter uma chance de aparecer por aqui, e muitos outros ainda podem morrer. 
Eles lutaram contra a fome, o frio, a indiferença, os maus tratos, as agressões, a crueldade, a irresponsabilidade. São todos sobreviventes que devem ser respeitados, e merecem ter um lar e uma vida digna. Mas para isto eles precisam da sua ajuda! Divulgue as adoções para seus amigos e familiares. E cuide bem do seu animal, para que ele nunca tenha que se encontrar numa situação de abandono.
                                                                                                                            Adriana Xande
                                                                                                                               

Venha nos visitar!


                       ADOTADOS!
E ainda temos mais esta linda ninhada, aguardando por um lar. Foram abandonados, com sarna e micose, bastante desnutridos e debilitados. Agora estão todos castrados e tomaram a 1°dose da vacina polivalente. São filhotes espertos e alegres,  que adoram brincar. Mas, para serem felizes de verdade, precisam de uma família que os receba. São de porte médio, 4 irmãos (1 fêmea e 3 machos, faltou 1 foto, mas ele está lá). Serão grandes companheiros para quem quiser adotá-los.

                                                                                                                                 Adriana Xande

Cão bege encontrado

01/05/2011- Infelizmente este lindo filhote teve uma vida muito curta, mais uma vítima do abandono e da falta de responsabilidade. Vamos sentir sua falta, saiba que foi muito querido, Bebê.


Este lindo jovem foi resgatado da rua, estava muito assustado e sendo agredido. Provavelmente teve sua pata quebrada. É de porte pequeno/médio, macho, muito dócil. Está se recuperando no CCZ, mas o que ele quer mesmo é voltar para casa. Se alguém souber onde ele mora, pode entrar em contato no tel. 47043673.

                                                                                                                                   Adriana Xande

terça-feira, 19 de abril de 2011

Vira-lata


"Somos independentes da raça, mas dependentes de afeto"


                                   (fonte: "Vira-lata, os verdadeiros cães de raça", Tiago Ferigoli, Ediouro)

Cicico

O Cicico também está morando no CCZ, mas espera que alguém venha adotá-lo. Tem porte pequeno, já está castrado e vacinado. Adora passear e pode ser um bom cão de guarda pois, apesar do porte, é muito valente e protetor. Vai ser um grande companheiro para quem quiser adotá-lo, mas precisa de um dono responsável que faça um adestramento básico. Liguem para maiores informações.

                                                                                                                         Adriana Xande

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Alterações comportamentais em animais idosos - parte 2


Urinar ou defecar em locais inadequados.

Alguns animais que foram treinados para urinar e defecar num determinado local, com a idade podem começar a apresentar alguns "acidentes". Como em outros problemas comportamentais de animais idosos, este pode ter múltiplas causas. Alterações de saúde que resultam no aumento da frequencia de micção e defecação podem ser a causa primária destas mudanças de comportamento. Algumas destas doenças podem ser: colite, inflamações do intestino, diabetes mellitus, cálculos na bexiga ou infecções, inflamação da próstata, doenças hormonais, doenças dos rins ou fígado. Doenças que causam dor ou dificultam a locomoção também podem fazer com que o animal acabe defecado ou urinado fora do local adequado. Podem ser artrites, doenças do saco anal, perda da visão, e algumas formas de colite. O tratamento destas condições pode ajudar a resolver estes problemas comportamentais. Algumas doenças causam a perda do controle sobre a bexiga ou intestinos, causando incontinência. Ansiedade por separação também pode fazer com que os cães defequem ou urinem um locais inadequados. Todo animal idoso com problemas para defecar ou urinar precisa ser examinado por um médico veterinário. Eles não devem ser punidos, e sim tratados com paciência e medicados adequadamente para que estes problemas sejam resolvidos ou minimizados. Também podem ser levados para passear com mais frequência, ajudados a irem até o quintal, terem uma alimentação mais adequada. Pode-se evitar que fiquem em piso muito liso. Isto tudo deve ser discutido com o médico veterinário, para que o seu animal idoso tenha mais conforto e saúde.

                                                                                                                     Adriana Xande

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Boneca

Esta é a nossa boneca Barbie, que nem o fato de ainda estar mamando impediu que fosse colocada na rua, juntamente com o resto da ninhada. O resultado deste ato cruel foi que todos os outros filhotes morreram, e só esta pequena notável conseguiu sobreviver. Até agora. Pois ainda tem um longo caminho pela frente, e precisa ser adotada para que tenha mais chance de sobreviver. Esperamos que  tenha mais sorte na vida, pois ela merece! Venham adotá-la.

                                                                                                                           Adriana Xande

Precisamos de um lar!

ADOTADA!                                            ADOTADO!                                              ADOTADO!

Viola, Veludo e Pongo são irmãos, e foram abandonados juntos, como acontece com um grande número de filhotes, por falta de responsabilidade de muitos proprietários de animais, que pensam que estes pequenos seres não têm sentimentos, não sentem medo nem fome. O fato de terem nascido e sobrevivido até agora, apesar de terem sido desprezados, mostra o quanto são valentes e merecem ser tratados com dignidade e respeito. Eles aguardam gente com bom coração para adotá-los, para que possam ter um lar e viver com segurança e carinho. Venham visitá-los no CCZ.

                                                                                      Adriana Xande

Obrigada ao Sandro e família por terem adotado o Pongo. Cuidem bem dele, e que ele traga muita alegria.
E também obrigada ao Ricardo, que adotou a Viola e o Veludo. Que bom que não foram separados. Muita sorte e felicidade para todos!


Perdidos



Estes lindos cães, apesar de serem de raça, estão passando por um momento bastante vira-lata. Foram recolhidos pelo CCZ, por estarem vagando pela rua, sem qualquer identificação. O que eles mais querem agora é retornar para casa, e esperamos que isto aconteça o mais breve possível. Quem tiver alguma informação que possa ajudá-los, ligue para 47043673. Eles já estão disponíveis para adoção, mas só serão doados juntos, pois formam uma família, e não queremos prejudicá-los ainda mais com uma separação. Mas vamos ajudá-los a voltar para casa!

                                                                                                                                Adriana Xande

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Recuperado e feliz

ADOTADO!
O Baco chegou ao CCZ muito magro e debilitado. Com muito carinho e cuidados, alimentação adequada e atenção, ele recuperou o peso, foi castrado, e agora só espera conseguir um lar seguro onde possa ser feliz. É um animal sofrido que merece um futuro melhor. Quem quiser adotar este lindo Pit Bull precisa ter um quintal cercado,  para que ele fique solto e possa brincar e gastar muita energia. Liguem para mais informações, tel. 47043673.
                                                                                                                                   Adriana Xande

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Alterações comportamentais em animais idosos - parte 1


Agressão

Animais idosos podem se tornar agressivos por vários motivos. A agressão pode ser resultado de problemas médicos, como os que causam dor (artrite ou problemas de dente), perda da visão ou audição, dificuldade de locomoção que impede o animal de se distanciar de algum estímulo irritante, ou doenças que alterem diretamente o sistema nervoso. Situações estressantes, como mudança, novo membro na família, ou um novo filhote, podem tornar o animal idoso mais irritado e mais predisposto à agressividade. Numa casa com vários cães, o animal idoso que costumava ser o dominante no passado, pode ter sua autoridade desafiada por cães mais novos.
Deteminando os fatores que desencadeiam a agressão, nós podemos eliminá-los ou reduzí-los. Tratar as enfermidades que contribuem para a agressão é essencial. Fique atento a sinais de stress (animal ofegante), e remova o animal da situação estressante que pode resultar na agressão. Animais com a visão ou audição diminuída podem se assustar mais facilmente. Eles devem ser conduzidos cuidadosamente com coleira e guia na hora do passeio, para evitar acidentes. Algumas medicações podem ser úteis para a redução de agressão, quando estas são causadas por medo ou ansiedade. Procure orientação de um médico veterinário para tomar medidas que sejam boas para você e para o seu animal.

                                                                                                      Adriana Xande
(fonte: www.peteducation.com)



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bola

                                                    ADOTADO!

O Bola é um vira-lata porte médio, muito simpático e brincalhão. Adora jogar bola e passear. Precisa de um lar onde possa fazer tudo isto, e de donos que cuidem dele, na saúde e na doença. E que ele seja feliz para sempre. Já está castrado e vacinado. É muito educado, e pode ser um bom cão de guarda, pois é muito alerta e protetor. Ele aguarda por visitantes no CCZ. Liguem, 47043673.
                                             
                                                                                                                                     Adriana Xande

domingo, 10 de abril de 2011

Parque Rizzo

Hoje a equipe do Centro de controle de Zoonoses participou do evento realizado pela Secretaria de Saúde, no parque Rizzo. Alguns animais foram levados para adoção, e conseguimos lares para 5 cães e 1 gato. Uma das famílias que adotou um dos filhotes, foi ao parque exclusivamente para isto. Agradecemos muito a todos que percebem a importância deste gesto, e se compromentem a cuidar destes animais com todo o carinho e dedicação. Obrigada e muita sorte para todos.
O Frederico também participou da feira, pois está bem melhor de saúde, e já pode ser adotado, mas não foi desta vez. Calma, Frederico, vamos arrumar uma família maravilhosa para você também.

                                                                                                                       Adriana Xande
Frederico já melhorou muito, e espera conseguir um lar!

                                                                                                                                       

sábado, 9 de abril de 2011

Vida de cão

"Morremos de fome, por vezes de frio, mas o pior é morrer pela ignorância."


                                           (fonte: "Vira-lata, os verdadeiros cães de raça", Tiago Ferigoli, Ediouro)

Alguns dos nossos filhotes

                                                         

 Fiona, Cajuzinho e Capitu são irmão e moram no CCZ da cidade de Embu das Artes. Foram abandonados por pessoas que deveriam ser responsáveis por eles e protegê-los de qualquer mal. Mas não foi isto  que  aconteceu na vida destes fofos. Então, esperamos que agora eles encontrem donos que realmente os amem e cuidem deles para sempre, como eles merecem. Apesar de todo o infortúnio, são filhotes alegres, adoram brincar e correr. Estão castrados, vacinados e vermifugados. Precisam ser adotados para que cresçam em um lar feliz e seguro. Venham visitá-los no CCZ.
                                                      
                                  ADOTADOS !                                                                     Adriana Xande

quinta-feira, 7 de abril de 2011

VELHICE



É na velhice que ficamos mais vulneráveis e precisamos contar com a ajuda e solidariedade dos outros. Algumas pessoas pensam que podem levar seus animais para serem sacrificados, somente por estarem velhos. No CCZ as eutanásias são realizadas segundo a legislação que regulamenta o assunto, e nunca por conveniência de alguns proprietários de animais, que simplesmente querem se livrar deles por estarem dando mais trabalho e despesa. Os cães e gatos idosos merecem ser tratados com respeito e mais cuidado, pois foram companheiros de vida, e não podem ser descartados quando ficam velhos, como uma coisa que não serve mais. Lembre-se que um dia você também vai ficar velho, então não faça com o seu animal, o que você não quer que façam com você. Portanto pense bem antes de adquirir um animal, pois é um compromisso para a vida toda, e ele vai depender de você, principalmente na velhice.

                                                                                                                             Adriana Xande

sábado, 2 de abril de 2011

Liberdade


Animais sem o menor espaço para se locomoverem, local sujo e inadequado. Atitude incorreta e cruel, aumentando a possibiliade de causar doenças.

O espaço adequado para o cão depende do seu tamanho e temperamento. Há cães que se adaptam bem dentro de casa, outros necessitam de espaço maior.
Cães são altamente sociais e precisam da camaradagem, tanto quanto de correr e explorar. Manter cães acorrentados no quintal apenas contribui para que se sintam infelizes e piora problemas de comportamento.
Animais presos em corrente podem ter distúrbios comportamentais e começar a agredir as pessoas da casa. Além disso, manter um animal preso é considerado crueldade, portanto crime (lei 9605 de 1998 - artigo 32).
Nenhum cão gosta de ficar preso, longe dos donos. É importante que ele tenha interação com a família. Que falem com ele, afaguem, prestem atenção ao que ele precisa.
Se o animal vive em apartamento ou dentro da casa, deve sair para passear no mínimo 2 vezes ao dia para fazer suas necessidades, ver outras pessoas e outros animais.


(fonte: http://www.ninarosa.org.br/)                                                                      Adriana Xande