terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como lidar com o ciúme do cão em relação a outro cão.


Quem tem mais de um cachorro em casa, sabe bem como é isso... Para resolver este problema, seguimos praticamente o mesmo princípio que usamos para controlar o ciúme que o cão tem das pessoas que se aproximam de seus donos. Quando estamos fazendo carinho no cão e o outro cachorro chega, normalmente já vamos fazer carinho no outro, e esquecemos o primeiro. Isso acaba despertando ciúme, pois o cachorro percebe que quando o outro chega, ele perde toda a atenção do dono. Com o tempo, ele pode até avançar no outro cão, desenvolvendo inimizades, e te obrigando a separá-los. O truque é: quando estiver fazendo carinho em um dos cachorros e o outro chegar, continue fazendo carinho no primeiro. E um carinho até mais gostoso. Dê também um petisco a ele. Isso significa que o cachorro que acabou de chegar não vai receber carinho, mas o importante é que o primeiro relacione a chegada do outro a algo prazeroso.


(fonte: http://www.caocidadao.com.br/)

Notícias de Margot



A Thais nos mandou notícias da Margot, agora Kelly. Ela agora tem um lar onde pode brincar e crescer feliz, já foi vacinada, está sendo muito bem tratada e é muito querida. Obrigada Thais, o nosso trabalho não é nada sem pessoas maravilhosas como vocês. Que a Kelly traga  muita alegria e sorte.


                                                                         Adriana Xande

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Foxy perdida.

E infelizmente a adoção da Foxy não foi das melhores, já na primeira semana conseguiram perder nosso lindo filhote, que lhes foi entregue na maior confiança, para que fosse protegida e tivesse um lar seguro. Estava sem coleira de identificação. Esperamos que ela seja encontrada e esteja bem. Ela se perdeu no bairro Pinheirinho, na rua das Goiabeiras, Embu das Artes. Quem souber de alguma notícia sobre ela, por favor ligue para o CCZ, fone: 47043673.


                                                         Adriana Xande
                                                                                                                 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Animals hoarder - Acumuladores de animais.

Hoarding, ou Síndrome de Noé, é uma patologia psiquiátrica, que é caracterizada por uma excessiva acumulação e retenção de coisas e/ou animais até eles interferirem no dia a dia, como o cuidado com a casa, saúde, família, trabalho e vida social. Hoarding é, muito freqüentemente, um sintoma de uma doença mental mais grave, como o transtorno obsessivo compulsivo.


Os acumuladores de animais, muitas vezes, aparentam levar vidas normais- são educados, simpáticos e conversadores. Porém, os animais (e eles próprios) vivem entre fezes, urina e lixo e, encontram-se subnutridos e doentes. Os cães, geralmente, estão infectados por várias doenças e os gatos com leucemia (FeLV), aids felina (FIV), etc. Os animais que morrem, freqüentemente não são retirados do local. O acumulador não tem a percepção da falta de higiene e dos riscos para a própria saúde e a dos animais. O acumulador não consegue dizer "não" a colocar mais um bicho em sua casa, por mais que esteja superlotada ou que o animal recolhido esteja muito doente (contagiando os outros animais). Ele acha que o bicho estará bem com ele, melhor do que em qualquer outro lugar e "nega" que seus animais estejam em condições precárias de saúde. Cães e gatos são as principais vítimas: 65% de gatos e 60% de cães , estão envolvidos nas ocorrências.
Como o acumulador é uma pessoa mentalmente doente, há controvérsias em relação à punição desse tipo de pessoa. Mas, de uma forma geral, o acumulador é enquadrado nos crimes de negligência e crueldade contra os animais: maus - tratos.

Declaração dos direitos dos animais.


Artigo 7°
Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

RESPEITO PELOS ANIMAIS


VISTA ESTA CAMISA!


FRED

E este lindo é o Fred, muito tímido e um pouco assustado, mas só precisa de donos em quem possa confiar e que o respeitem. Com certeza vai ser um grande companheiro e amigo. É difícil imaginar o que ele passou nas ruas, abandonado e desamparado. Precisa de um lar onde viva com conforto e em segurança, e nunca mais seja abandonado. Raça Boxer, porte médio, castrado, muito dócil. Liguem para saber mais sobre ele. Mas só para pessoas que realmente queiram cuidar dele para sempre, com carinho e respeito. Chega de dono pilantra.
                                                Adriana Xande
                                                                               ADOTADO!                               

Baixinho

O Baixinho está morando no CCZ, mas tudo o que ele quer é ter um lar só seu, onde possa viver por muitos anos e ter donos que cuidem dele para sempre. Porte pequeno, castrado, vacinado, muito saudável e alegre. Merece uma nova chance para ser feliz e para isto precisa da ajuda de pessoas boas e responsáveis. Venham conhecê-lo.
                                                                                                   
Adriana Xande

ADOTADO!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sarna demodécica canina

A sarna demodécica (popularmente conhecida como “sarna negra”), é uma doença causada por um ácaro chamado Demodex canis. Este tipo de sarna não é contagiosa (ou seja, não é transmitida pelo contato direto com um cão doente). Existe uma predisposição genética para doença, que pode ser herdada da mãe, pai ou ambos, portadores da doença. Trata-se portanto de uma doença hereditária.
Acredita-se que além dos fatores ligados a genética, fatores que causem a queda de imunidade deste animal geneticamente predisposto, também esteja ligado com a manifestação da doença, entre eles:
  • fatores que causem estresse: mudança de ambiente, mudança brusca de alimentação, presença de um novo animal ou pessoa no ambiente onde vive o animal;
  • cio e parto nas fêmeas, doenças intercorrentes, uso de drogas imunossupressoras.  
A demodicidose geralmente acomete animais jovens/púberes, sendo algumas raças mais comumente acometidas: Shar Pei, Buldogue Inglês, Yorshire, Doberman, Pinscher, Dachshund, Cocker Spaniel, Pit Bull, Bull Terrier, Pastor Alemão, Boxer, Dálmata. Ela pode se manifestar na forma localizada ou generalizada. Os sinais clínicos geralmente encontrados são: alopecia (perdas de pelo), eritema (pele avermelhada) ou hiperpigmentação (escurecimento da pele), hiperqueratose (espessamento da pele), descamação de pele que leva a formação escamas ou caspas.
Quando localizada, apresenta áreas de alopecia ao redor dos olhos, ao redor da boca e nas extremidades dos membros, principalmente membros anteriores. Na forma generalizada pode acometer várias regiões do corpo do animal, cabeça, pernas e tronco. Sendo que esta forma pode aparecer tardiamente em cães adultos ou idosos
 Este tipo de sarna em geral não é pruriginosa (ou seja, não causa coceira), ou apresenta prurido leve. Algumas alterações secundárias a Demodicidose podem estar presentes como, seborréia, hiperqueratose, hiperpigmanetação, foliculite, infecção bacteriana e fúngica.
O diagnóstico é obtido através de realização de um raspado de pele, onde com ajuda do microscópio é possível a visualização do ácaro causador. Em alguns casos crônicos, com alterações secundárias graves, ou na raça Shar Pei, o diagnóstico definitivo só é possível através da realização de biópsia da pele do animal.

 Tratamento

 Com relação ao tratamento, por se tratar de uma doença que tem por base alteração genética e que pode ser predisposta por fatores externos como o estresse, o tratamento definitivo pode não ser possível, principalmente na forma generalizada. A forma localizada responde bem ao controle, sendo que há inúmeras opções de tratamento.

  Observações importantes:

 Cães com sarna demodécica não devem ser reproduzidos, para evitar disseminação do problema;

A castração das fêmeas é indicada, pois como visto o cio e o parto podem ser fatores desencadeantes para o aparecimento do problema;

Cães que manifestaram Demodicidose generalizada na fase adulta ou idosa, devem passar por exames mais detalhados, em busca de doenças concomitantes, como neoplasias, doenças imunossupressoras ou metabólicas.

Lembrando que os medicamentos utilizados para o tratamento da demodicidose são específicos e diferentes do tratamento da sarna comum. Portanto o tratamento deve ser SEMPRE  determinado e acompanhado por um Médico Veterinário.

Maricy Alexandrino - Médica Veterinária

CliniPet – Clínica Veterinária
Fonte: http://www.dogtimes.com.br/Sarna Demodécica Canina


PORTANTO:
A maioria dos animais com sarna demodécica responde bem ao tratamento e esta pode ser muito bem controlada. A doença não é contagiosa, não passa para outros animais nem para humanos. Os sintomas são muito parecidos com inúmeros problemas de pele, portanto nunca medique seu animal por conta própria. Você vai fazer o tratamento errado, gastar dinheiro com medicamentos que não resolvem o problema, e vai causar mais dano ao animal. Quando seu animal estiver doente leve-o ao veterinário para um diagnóstico mais preciso. Se ele tiver sarna demodécica deve ser tratado adequadamente e depois castrado, para que seus filhotes não sofram do mesmo problema. Seja um dono responsável e cuide do futuro do seu animal.
                                                                                                  Adriana Xande


--------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Conselho Gestor do CCZ

Bom dia a todos!

Passando para dar uma boa notícia!

O Centro de Controle de Zoonoses terá pela primeira vez um Conselho Gestor, e a eleição ocorrerá na quinta-feira, dia 19/01.
As candidaturas podem ser feitas a partir de hoje, até às 11:00h do dia 19/01, aqui no CCZ mesmo - no horário de funcionamento do CCZ. Basta trazer RG e comprovante de residência. A votação se dará na mesma quinta-feira, 19 de janeiro, das 11:30h. até às 16:00h.
Qualquer cidadão que more em Embu das Artes está convidado, e para participar é muito simples: é necessário ter mais do que 18 anos e trazer a via original de um documento de identidade e do comprovante de residência - de qualquer bairro da Cidade de Embu das Artes.

O Conselho Gestor discute as necessidades da população, acompanha, avalia, fiscaliza  e propõe medidas para aperfeiçoar o serviço (CCZ), suas atividades, prioridades, dificuldades e possíveis saídas existentes para os problemas, além de representar a população perante as autoridades competentes, dentro de suas atribuições.
É ainda de competência do Conselho Gestor despertar o interesse da população, a fim de obter a sua participação ativa e consciente na identificação e busca de soluções para os problemas de saúde.

Participem e divulguem, afinal o Conselho Gestor é um importante instrumento civíl de participação social!


 
Luciana Gallo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Castre seus animais.

Diariamente inúmeros adultos e filhotes de cães e gatos são abandonados nas ruas ou mortos por donos irresponsáveis, que permitiram que eles procriassem indiscriminadamente, e depois os abandonam como se a responsabilidade não fosse deles. Famílias inteiras de animais abandonados à própria sorte, assustados, famintos e em sofrimento. Acabam morrendo das formas mais terríveis.
Se você tem um animal, zele pelo seu bem-estar. Providencie para que ele seja castrado e evite muito sofrimento no futuro. Evite crias indesejadas da forma mais responsável.  Chega de achar que os outros têm que resolver seus problemas. Também não fique sentado na cadeira achando que as coisas irão acontecer. Faça a coisa certa e procure informações.

CASTRAÇÃO É ATO DE RESPEITO PARA COM OS ANIMAIS.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Momento correto para dar bronca.

  1. Não use a palavra "não" a toda hora.
  2. Evite dar “bronca” nos momentos em que o cão tiver dificuldades em relacioná-la ao comportamento errado que se quer coibir. Sem a certeza do motivo, o cão irá apenas se acostumar à “bronca”.
  3. Muitas vezes, ao fazer algo errado, o cão está apenas querendo chamar a atenção. Cair nessa “armadilha” (por exemplo, correr atrás do animal para retirar um retirar um objeto de sua boca) reforçará esse comportamento.
  4. Usar violência física como punição é um erro grave que levará o cão a desenvolver distúrbios comportamentais, como medo excessivo e/ou agressividade. Além disso, depois de estabelecida essa prática, tornam-se remotas as possibilidades de reversões futuras no quadro comportamental.
  5. Se, no entanto, a punição for inevitável, é imprescindível escolher o momento exato em que deve ocorrer. A melhor ocasião será durante a “intenção”, antes de o comportamento errado acontecer; ou ainda quando o comportamento errado está acontecendo, sendo ideal torná-lo desagradável ou sem graça. Depois de o comportamento errado ter terminado, a punição fica sem sentido. A melhor estratégia será então tentar provocar a mesma situação novamente para, aí sim, aplicar a punição.
  6. Não dê bronca no seu animal chamando-o pelo nome, use sempre a palavra não.
(fonte: http://www.caocidadao.com.br/ )

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Não contribua com o tráfico de animais.


Bigode

ADOTADO!
O Bigode também foi abandonado na véspera de Natal, por pessoas sem qualquer classificação, desumanas e insensíveis. Estava dentro de um saco amarrado, tão quietinho que parecia estar morto. Acho que ele teve mesmo vontade de morrer, ao saber que estava sendo tratado e descartado como lixo. Mas agora ele está abrigado no CCZ, foi castrado e aguarda donos melhores, que o valorizem e queiram cuidar dele com respeito e carinho. Ele merece ter uma vida feliz e com muita sorte, e se esquecer de todo este passado de horror. Porte pequeno, muito tranquilo e dócil, inocente e indefeso. Precisa muito de ajuda. Liguem e saibam mais. Fone: 47043673.
                                                                                                                  Adriana Xande

Jambo e Ruivão

                                                       ADOTADOS!
Dois lindos irmãos que foram abandonados na véspera de Natal. Merecem melhor sorte daqui para frente, são inocentes anjinhos que só querem ser felizes. E para isto precisam de donos responsáveis e de um lar onde possam correr, brincar, receber muito carinho e viver para sempre com muita saúde e felicidade. Com certeza vai haver muita gente boa interessada em adotá-los. Só serão adotados por pessoas de bem. Chega de dono irresponsável, que pensa que animal é descartável. Porte pequeno, castrados, dóceis, espertos, tudo de bom. A foto não faz justiça, eles são lindos pessoalmente. Liguem, e não se arrependerão.
                                                                                                       
                                                                                                          Adriana Xande

Notícias da Funny


E o Jader adotou a Funny ainda filhote e deu a ela um lar e uma nova vida. Ela cresceu num ambiente onde é querida e bem tratada e se transformou neste lindo adulto da foto. Vejam como ela tirou a sorte grande e foi bem adotada. Ficamos muito felizes em saber que ela está bem, tem donos responsáveis e que gostam muito dela. Obrigada Jader e família, por cuidarem tão bem da Funny.
Olhem a foto dela filhote, e agora já grande.
                                                                                                   Adriana Xande

                                                                

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Amizade não se compra



Amizade não escolhe espécie, raça, cor, idade, nem preço. Adote um animal abandonado, mas sempre com muita responsabilidade.



Adeus Pitanga

A Pitanga já mora no CCZ faz bastante tempo, pois foi abandonada muito doente, e teve que fazer um tratamento para um problema que tinha na pele. Mas agora ela já está bem melhor, toda peluda. Foi castrada, e está mais que na hora dela conseguir um lar onde possa finalmente ser feliz. Ela precisa muito de ajuda e de donos que queiram e possam se responsabilizar por ela. De dar a ela tudo o que for necessário para que ela viva bem e seja muito bem tratada. Porte pequeno (8Kg), 6 meses, vacinada, um doce de animal. Liguem para mais  informações.               
                                                                                  Adriana Xande


" Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam"
                                          Clarice Lispector 

FOXY

E esta fofura é a Foxy, irmã do Otelo e da Roxy, infelizmente a única sobrevivente da ninhada. Agora, mais que nunca, ela precisa de donos que a levem para casa e cuidem dela, para que ela possa viver em segurança e conforto. Porte pequeno/médio, 4 meses, muito saudável e esperta, educada e meiga. Uma princesinha que vai trazer muita alegria para quem a adotar. Venham visitá-la no CCZ. Fone: 47043673.

                                   ADOTADA!                                        Adriana Xande

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Notícias do Ringo


E o Michel nos escreveu e mandou fotos do Ringo, que agora se chama Madruguinha. Um filhote que foi abandonado, foi parar no CCZ , sobreviveu e teve a sorte de ser encontrado e adotado pelo Michel, que mudou para sempre o destino deste animal.  Que ele receba em dobro por toda esta generosidade e compaixão.
Olha que cara de sapeca. Vida longa e feliz 2012, Madruguinha!

                                                        Adriana Xande

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

castrações realizadas pelo CCZ

E ao longo do ano de 2011 foram castrados 720 animais no CCZ, entre cães e gatos. Houve uma taxa de 14% de faltas. Esperamos sempre poder castrar um número maior de animais, para que o problema de super-população possa ser controlado, e com isto haja uma redução na incidência de doenças e também de maus-tratos contra animais. Contamos com a ajuda da população para que eles possam ser respeitados e bem tratados. Não abandone, cuide.

SE CADA PESSOA CUIDAR BEM DO SEU, NÃO HAVERÁ ANIMAL ABANDONADO NAS RUAS.

Adriana Xande

Mestiço Labrador perdido.

Procura-se mestiço de labrador
Bicho:
Cão
Raça:
Labrador
Nome:
Joca
Cor:
Creme
Data da perda:
24/12/2011
Descrição:
Procurar-se Joca, mestiço de labrador, pelo curto, cor creme, 3 anos de idade. Fugiu de casa no natal com medo dos fogos (pulou a cerca).
Contato:
Carina Nascimento Bessa -
Email:
cacabessa@gmail.com
Local:
EMBU - SP
Compartilhar:
Compartilhar FaceBook Compartilhar Twitter

Adeus, pequenos anjos.


E neste final de ano tivemos que nos despedir de alguns dos nossos queridos filhotes, nos lembrando que a vida de animais abandonados não é nada fácil e quase sempre acaba em sofrimento e tristeza. Infelizmente para eles, o sofrimento não acabou com a adoção, e sim com a morte. Partiram, mas permanecem no meu coração:
DAYA, SPOCK, OTELO e ROXY.

                                                                                                                  Adriana Xande