terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Respeite o horário da coleta de lixo.

 
 


Cuidados em época de enchente.


 
QUALIDADE DA ÁGUA
Preste atenção aos avisos das autoridades sobre a segurança no abastecimento de água municipal. Quando as águas da enchente baixarem, deve ser realizado o controle de qualidade da água assim como a desinfecção dos poços e caixas d’águas das casas residências.

Água para Beber e Cozinhar

A água engarrafada de procedência conhecida ( dentro da validade para consumo), água fervida, clorada ou filtrada é a água que pode ser bebida sem perigo de contrair doenças.
Cuidados com a água para beber e cozinhar:
• Não use água que tiver tido contato com água de enchentes para lavar pratos, escovar os dentes, lavar e preparar alimentos ou fazer gelo.
• Enquanto não for liberado o consumo da água da rede pública, beba somente água engarrafada, fervida ou clorada.
• Antes de ser consumida procure saber onde está localizada a fonte da água engarrafada. Se tiver dúvidas, a água mesmo sendo engarrafada deve ser fervida ou clorada antes de consumida. Veja na tabela 1 a proporção do cloro na água.
• Ferver a água mata as bactérias e os parasitas. Um minuto em fervura mata a maioria dos microorganismos.
Procedimento para Limpeza da Caixa d’água e/ou de Cisternas
• Esvaziar a caixa d’água, fechando o registro de entrada de água e abrindo as torneiras e os chuveiros;
• Lavar a caixa d’água esfregando bem as paredes e o fundo;
• Encher a caixa d’água com água limpa;
• Adicionar 1 litro de água sanitária (alvejante) para cada 1000 litros de água na caixa;
• Aguardar 4 (quatro) horas e esvaziar novamente a caixa utilizando esta água para lavar o chão e as paredes da casa;
• Encher novamente a caixa.
OBS.: Para beber ou lavar alimentos esta água deve ser fervida ou clorada.

. SAÚDE E HIGIENE É muito importante que você lembre as regras básicas de higiene durante o período de emergência. Sempre lave as mãos com sabão e água fervida ou clorada:
• Antes de preparar ou comer alimentos.
• Depois de usar o sanitário.
• Depois de participar de atividades de limpeza das enchentes.
• Depois de tocar artigos contaminados com as águas da enchente ou águas de esgoto.
• Evite andar com os pés descalços e caminhar em água de enchente, se possível não permitir que as crianças brinquem em áreas alagadas.
É possível que as águas da enchente contenham fezes dos sistemas de esgoto transbordados, bem como subprodutos agrícolas e industriais.

As doenças mais comuns que ocorrem após enchentes são:
• Leptospirose (transmissão pelo contato direto ou indireto com urina de animais infectados).
• Dengue (transmissão através da picada de mosquito Aedes aegpty).
• Hepatite A e E (transmissão fecal /oral – direta ou indireta).
• Gastroenterite aguda (pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados).

fonte: http://www.ambientebrasil.com.br/utilidadepublica/cuidados.html

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Comida e água sempre limpas.




Tigelas de comida e água que não são limpas regularmente podem facilitar a proliferação de fungos causados pela umidade. Por isso, lembre-se de manter os comedouros sempre limpos. A limpeza pode ser feita apenas com água e sabão ou detergente neutro.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Feira de adoção dia 26/01/14.


Neste domingo, dia 26 de Janeiro, tem feira de adoção de animais do Centro de Controle de Zoonoses de Embu das Artes. É na rua da Matriz, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista, das 9 às 14h. Venham nos visitar e lembre-se que adotar um animal é um ato de compaixão e respeito, mas deve ser muito bem planejado e pensado. Animal não é brinquedo e nem objeto descartável.
Observação: no caso de chuva a feira está automaticamente cancelada.




sábado, 18 de janeiro de 2014

Tráfico de animais é crime.






PRESERVE O MEIO AMBIENTE E TODOS QUE NELE HABITAM.




Latidos em excesso.

Foto: Os latidos excessivos podem ocorrer por tédio e ansiedade, portanto, fornecer atividades físicas ao seu cão é fundamental Além disso, não fale com o cão quando ele latir, para que ele não passe a fazer isso  para chamar atenção. Recompense com carinho e elogios sempre que ele estiver quietinho sem latir. Este conteúdo foi escrito por: Alexandre Rossi e Thais Oliveira - Adestradora - Equipe Cão Cidadão



Os latidos excessivos podem ocorrer por tédio e ansiedade, portanto, fornecer atividades físicas ao seu cão é fundamental Além disso, não fale com o cão quando ele latir, para que ele não passe a fazer isso para chamar atenção. Recompense com carinho e elogios sempre que ele estiver quietinho sem latir. Este conteúdo foi escrito por: Alexandre Rossi e Thais Oliveira - Adestradora - Equipe Cão Cidadão

fonte: www.caocidadao.com.br


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Doenças Transmitidas por Alimentos e Água (DTA)

 
A qualidade dos alimentos é uma das condições essenciais para a promoção e manutenção da saúde e deve ser assegurada pelo controle eficiente da manipulação em todas as etapas da cadeia alimentar.
Procedimentos incorretos de manipulação de alimentos podem causar as doenças transmitidas por alimentos e água (DTA), ou seja, doenças em que os alimentos ou a água atuam como veículo para transmissão de organismos prejudiciais à saúde ou de substâncias tóxicas. As DTAs podem se manifestar das seguintes formas:
- infecções transmitidas por alimentos: são doenças que resultam da ingestão de um alimento que contenha organismos prejudiciais à saúde. Exemplo: salmonelose, hepatite viral tipo A e toxoplasmose;
- intoxicações alimentares: ocorrem quando uma pessoa ingere alimentos com substâncias tóxicas, incluindo as toxinas produzidas por microrganismos, como bactérias e fungos. Exemplo: botulismo, intoxicação estafilocócica e toxinas produzidas por fungos;
- toxinfecção causada por alimentos: são doenças que resultam da ingestão de alimentos que apresentam organismos prejudiciais à saúde e que liberam substâncias tóxicas. Exemplo: cólera.
Os sintomas das DTA variam de acordo com o organismo ou a toxina encontrados no alimento e a quantidade do alimento ingerido. Os sintomas mais comuns das DTA são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados dentre outros.
Para adultos sadios a maioria das DTA dura alguns dias e não deixa seqüelas; para pessoas mais susceptíveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas doentes, as conseqüências podem ser mais graves, podendo levar à morte. Algumas DTA são mais severas, apresentando complicações graves até para pessoas sadias.
Para evitar ou reduzir os riscos de DTA, medidas preventivas e de controle, incluindo as boas práticas de higiene, devem ser adotadas na cadeia produtiva, nos serviços de alimentação, nas unidades de comercialização de alimentos e nos domicílios, visando à melhoria das condições sanitárias dos alimentos.

IMPORTANTE
  • Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.                 

(fonte: www.cve.sp.gov.br)

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Adotar é tudo de bom.



MAS LEMBRE-SE QUE ANIMAL DÁ TRABALHO E DESPESAS, VIVE MAIS DE 15 ANOS E É PARA SEMPRE. ADOTE COM RESPONSABILIDADE E PLANEJAMENTO.


domingo, 12 de janeiro de 2014

Manual Jurídico de Proteção Animal

 

(Brasília, 09 de agosto de 2013) – Coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o Deputado Federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) lançou nesta semana o primeiro Manual Jurídico de Proteção Animal. A publicação exclusiva foi compilada pelo gabinete do parlamentar paulista em parceria com o Movimento de Proteção Animal.
AÇÕES   FUNDAMENTADAS
Foram elencadas as principais peças jurídicas e administrativas para instrumentalizar as recorrentes demandas envolvendo crimes e maus tratos contra animais. O Manual disponibiliza modelos de ofícios, notícia-crime, representação, ação civil pública, estatuto e outros necessários para instruir as atividades dos defensores dos animais.
Leia abaixo a apresentação do manual:
“Nestes mais de 30 anos de vida pública, imbuído de um sentimento de mudança e de não conformismo, abracei a causa ambiental e a defesa dos animais. O pioneirismo das primeiras iniciativas transformou-se em sucessivas conquistas ao longo destes anos, em prol da vida. Neste período fiz parte e acompanhei a evolução crescente dos patamares de respeito e ética, que vêm fundamentando as ações sociais, a legislação, a atuação do poder público e o fortalecimento do terceiro setor, – da sociedade civil organizada -, em favor do meio ambiente e de nossa fauna doméstica, domesticada, silvestre nativa e silvestre exótica.
A salvaguarda dos animais e a exigência de atendimento aos preceitos da ciência do bem-estar animal são hoje norteadores dos passos de toda nação, que se curva ao reconhecimento do direito animal e da senciência animal: a capacidade de os animais não humanos serem dotados de sentimentos, sensações, respostas fisiológicas, de ordem física e mental.
Mas a defesa dos animais depende de estratégia, de conhecimento técnico e de brava luta. E estes requisitos se assemelham àqueles que impulsionam a dedicação do trabalho dos inúmeros protetores independentes e das associações de proteção animal por todo país.
Da parceria que se estabeleceu entre o Movimento de Proteção Animal e meu gabinete, solidificada pelas ações diárias em defesa dos animais, que parecem nos testar, surgiu a necessidade de compilar as principais peças jurídicas e administrativas para instrumentalizar tais demandas. E em atendimento as solicitações que cotidianamente recebo, decidi elaborar o Manual Jurídico da Proteção Animal, e disponibilizar modelos de ofícios, notícia-crime, representação, ação civil pública, estatuto e outros tão necessários para instruir as atividades dos defensores dos animais.
Importa ressaltar que as peças podem ser utilizadas para defesa dos animais em inúmeros casos e não somente para os quais se sugeriu nos modelos a titulo ilustrativo.
É com satisfação que concluo este manual por saber o quão útil será para a luta pela preservação da nossa biodiversidade e proteção dos animais.
Bom trabalho a todos!
Um abraço fraterno, Ricardo Tripoli.
Clique aqui para conhecer o Manual Jurídico de Proteção Animal.


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Educação evita a agressão.


Animais devem ser educados com paciência e conhecimento. Saber educar evita acidentes e possibilita a convivência. Consulte sempre um médico veterinário ou adestrador.

Algumas punições podem deixar o cão mais perigoso. Bater costuma ser uma delas. Diversos cães reagem agressivamente ao perceber que alguém irá atacá-los com o corpo ou com um objeto. Principalmente se antes disso a pessoa ameaçou ou olhou fixamente nos olhos, atitudes típicas de quem está revoltado ou nervoso. Ao apanhar, nem sempre o cão reage agressivamente se a agressão veio de um superior hierárquico. Mas pode atacar mais facilmente outra pessoa que o ameace, como uma mulher ou criança. Ou seja, bater num cão pode torná-lo mais perigoso até para outras pessoas. Cães que passam a temer movimentos bruscos podem atacar uma criança que esteja indo abraçá-los, por exemplo.

(fonte: www.caocidadao.com.br)



Cuidados com os filhotes.

Os filhotes de cães podem vir do canil, pet shop ou mesmo de criadores particulares com algumas doenças e se não for bem conduzido e/ou tratado adequadamente elas podem ser fatais, pois esse período de transição (desmame, separação da ninhada e estresse da separação) é muito traumático para o filhote e pode causar uma imunossupressão (diminuição da resistência à doenças).
Filhotes saudáveis são ativos, comem bem, tem fezes firmes e marrons, não tem secreção nos olhos ou nariz, não tem tosse, tem o pelame brilhante e sem falhas e não deve ter coceira ou feridas pelo corpo. Tem também as orelhas limpas e sem cheiro. O abdome é ligeiramente abaulado e macio.
Eles tem pequenos ciclos de atividade ou seja, comem, brincam, fazem suas necessidades e depois dormem. Fazem isso várias vezes ao dia em curtos ciclos. Não devem ficar chorando ou muito tempo dormindo.
Para saber se seu filhote está saudável, ele deve passar em consulta com um médico veterinário e fazer um bom exame clinico e  se for o caso fazer alguns exames de fezes e sangue. Hoje podemos sugerir além do exame de fezes, algumas sorologias ou exames de PCR para as principais doenças infecciosas como giardia, cinomose, parvovirose, doenças de carrapatos entre outras.
As doenças mais comuns em filhotes ainda são as parasitoses intestinais (giardia, toxocara, ancylostoma), cinomose e parvoviroe. Cães não transmitem a toxoplasmose. Dessas doenças citadas a giardíase e ancylostomíase são zoonoses ou seja podem contaminar principalmente crianças, idosos e pessoas imunossuprimidas.
CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO VETERINÁRIO A PEÇA ORIENTAÇÕES ANTES DE ADQUIRIR UM ANIMAL.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Bem estar animal

Bem-estar é muito mais momentos com seu cão.
É respeitar seus limites. É conhecer melhor seu cão. É buscar o equilíbrio.

Compartilhe momentos divertidos com ele. Saiba quais são seus limites. Conheça suas necessidades.

Alguns cães precisam de mais atividades físicas. Outros de mais estímulos. Outros de mais sossego. Conhecer bem seu cão para proporcionar momentos legais é o caminho para mais bem-estar.

Pense nisto. Bem-estar é muito mais. Vamos fazer mais?

Conheça. Pratique. Curta esta iniciativa. Compartilhe essa ideia.

www.bemestaremuitomais.com.br
www.facebook.com/bemestaremuitomais



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Cuidados com o pet no verão


Por Thais Oliveira, adestradora da equipe Cão Cidadão.
Assim como nós, os nossos pets também podem sofrer com o calor excessivo. Leve seu cão para passear somente nos períodos frescos do dia, como pela manhã ou ao anoitecer, tomando cuidado para que o animal não ande no asfalto quente, o que pode queimar as patinhas dele.

Jamais deixe seu pet preso dentro do carro, mesmo com a janela aberta! Um carro parado no sol pode ficar com uma temperatura muito alta rapidamente. Lembre-se também de que eles não suam através da pele, como nós. A perda de calor ocorre pela boca e pelos coxins das patas, por isso, as raças braquicefálicas, que são as que possuem o focinho achatado, têm maior dificuldade em perder calor e requerem cuidado redobrado nos dias quentes. 

Nessa época, também é muito comum aumentar a quantidade de parasitas, como pulgas e carrapatos, que podem transmitir doenças. Mantenha em dia o antipulgas do seu pet! Alguns cães se beneficiam muito com uma tosa mais baixa. 

Nos animais que não podem ser tosados devido à raça ou tipo de pelo, pode-se fazer uma tosa higiênica e remover os pelos da barriga, o que ajudará na troca de calor quando eles estiverem deitados no chão.

Oferecer gelo para o pet brincar ou colocá-lo na água também o ajudará a se refrescar.

See more at: http://caocidadaoblog.blogspot.com.br/2014/01/cuidados-com-o-pet-no-verao.html