quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Carnaval responsável.



E vamos repetir pela milésima vez pois o carnaval está chegando:
Se for viajar no feriado e não puder levar seu animal de estimação, providencie um hotel ou local onde ele possa ficar em segurança e ser bem tratado até que você volte. Pode ser um hotel para animais domésticos, casa de parentes ou mesmo algum amigo que possa ir até sua casa para cuidar dele. E não vá deixar para planejar de última hora. Todo proprietário tem obrigação legal sobre seus animais, e abandonar não é uma opção. Não faça com ele o que não gostaria que fizessem com você.
Abandonar animais é crime!



Tempo de gestação dos animais.



terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Infestação por escorpiões



Durante o verão, é comum ouvir casos de pessoas que se depararam com escorpiões amarelos no jardim, na janela ou na pia da lavanderia.

No entanto, o pequeno animal (que cabe até na palma da mão de uma criança) tem se reproduzido em uma proporção fora do que é considerado normal.

Segundo Randy Baldresca, biólogo e pesquisador, o número de bichinhos andando pelas ruas deve aumentar até 70% nos próximos dois anos.

“Se o acúmulo de lixo permanecer nas ruas, a população continuar mal informada em como lidar com o animal e o número de edificações for ampliado, a situação vai se agravar”, diz Baldresca.

E a população já começa a sentir esse efeito. Na cidade de São Paulo, por exemplo, moradores de um bairro nobre relataram que em apenas uma semana, cerca de cem escorpiões foram capturados.

No fim do ano passado, o Tityus serrulatus (seu nome científico), também foi responsável por desclassificar uma estudante de Campinas (SP) no vestibular da Fuvest, prova que dá acesso à Universidade de São Paulo (USP). Pouco antes de iniciar o exame, ela passou mal e teve que deixar o local.

Casos como estes figuram numa série de relatos notificados desde o início deste ano. Consultada por EXAME.com, uma empresa especializada no controle de pragas informou que só nas duas primeiras semanas de 2016, mais de 60 infestações de escorpiões foram controladas pelos biólogos da equipe da Grande São Paulo.

Só para se ter ideia da gravidade, a empresa registra cerca de 80 casos de infestação no período de um ano.

O Ministério da Saúde estimou a quantidade de acidentes por escorpiões em 2015. E o número assusta: aproximadamente 74,5 mil pessoas picadas em todo o Brasil - um aumento superior a 24% no período de quatro anos.

Vale ressaltar que a picada do escorpião amarelo pode matar. O governo do Estado de São Paulo informou que, no ano passado, cinco óbitos foram notificados.

Adaptabilidade e reprodução

“Esse animal é completamente adaptável ao ambiente urbano. Ele consegue se instalar em uma residência por até um ano sem precisar se alimentar”, diz Baldresca. “E os inseticidas usados para combater insetos não funcionam para controlar escorpiões”.

O biólogo explica que o escorpião amarelo se reproduz até duas vezes ao ano. Porém, quando esse animal sofre um stress (como quando jogamos veneno ou o cutucamos), ele entra em um processo de reprodução assexuada.

“Ou seja, quando provocado, ele se autoreproduz fora de época e libera de 20 a 30 filhotes no ambiente”, explica.

Prevenção

Tratando-se da terceira espécie de escorpião mais perigosa do mundo, é preciso saber como se prevenir. As principais vítimas, e as que correm o maior risco, são as crianças de até 12 anos e os idosos.

Sendo assim, o biólogo recomenda que os jovens utilizem calçados nos jardins e que o ambiente de casa esteja sempre limpo e livre de sujeira.

“Evite deixar louça na pia da cozinha, retire o lixo do banheiro antes que ele acumule e tampe todos os ralos e pias”, diz. “Assim, você diminui a presença de baratas, que é a principal fonte de alimentação dos escorpiões e grande responsável por seu aparecimento nas residências”.

Como reagir

É importante lembrar que quanto mais próximo um local for de um cemitério, terreno baldio, trem ou riacho, maior é o risco de presença desse aracnídeo.

Como o veneno não ajuda e não mata o bicho, o recomendado é que ao se deparar com um, seja feita uma ação mecânica que mate o animal. Na prática, a pessoa deve usar uma faca ou algum objeto que esmague ou corte o escorpião ao meio.

fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/infestacao-escorpiao-pode-aumentar-70-dois-anos-934322.shtml

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Turista consciente.

Observar animais silvestres em suas viagens pode ser algo realmente inesquecível. No entanto, talvez você desconheça os sofrimentos e os maus-tratos a que estes animais podem estar sendo submetidos.
Muitos animais são retirados da natureza para serem explorados em atividades de entretenimento ou que visam apenas ao lucro. Não raro, você se depara com estes tipos de animais em espetáculos ou sendo usados para passeio. Outras vezes você é assediado para tirar fotos com animais ou para comprar souvenires e produtos de origem animal, desconhecendo a crueldade que se esconde por trás disso tudo.
Elefantes são treinados para se apresentar para turistas, sofrendo punições e ferimentos com varas até que aprendam a executar “seu número”. Eles também têm os movimentos limitados por correntes. 
Ursos são mantidos em jaulas minúsculas, passando por terríveis sofrimentos físicos e mentais, com seringas permanentemente enfiadas em suas vesículas para a retirada da bílis, que é então vendida para turistas. 
Infelizmente, mesmo turistas que amam os animais podem estar contribuindo para o sofrimento deles por desconhecer as crueldades que os cercam.
A World Animal Protection ajuda pessoas como você a proteger os animais. Este guia irá auxiliá-lo para que você saiba como se prevenir de situações como as descritas acima e fazer as suas escolhas de maneira consciente em atividades de lazer com animais durante as suas férias.
Quanto mais informações você obtiver sobre o tratamento dispensado aos animais, maior será a sua chance de protegê-los contra qualquer tipo de crueldade e sofrimento. Ter carinho pelos animais durante as suas férias significa que você também sabe ter respeito. Respeito pelas pessoas, pela cultura, pelo meio ambiente e, claro, pelos animais, seja qual for o país em que você estiver.

Fonte:
https://www.facebook.com/ProtecaoAnimalMundial/photos/a.425742261234.208466.358687161234/10153307480571235/?type=3&theater

Não contribua para o comércio do entretenimento que maltrata e escraviza os animais.