quarta-feira, 20 de julho de 2016

Dia do Amigo

 
 



Adoção é coisa séria


Se você não vai poder cuidar bem, então não tenha animais.
Animais exigem tempo, dinheiro, paciência, conhecimento, amor, dedicação, espaço adequado e muito mais.
Portanto antes de ter pense muito bem, pois você vai ser responsável e terá que cuidar dele para sempre.
Não vá criar problemas para todos só por capricho ou ignorância.
 
E se está realmente pensando em adotar consulte antes um bom médico veterinário para ajudá-lo a esclarecer dúvidas e aprender os cuidados necessários com os animais.
 
 
 

Cuide bem do seu animal.


Animais domésticos: dicas de posse responsável


 É muito difícil mensurar a quantidade de animais (em geral, cães e gatos) abandonados nas grandes cidades. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que em grandes centros urbanos, há um cão - por exemplo - para cada cinco habitantes. Infelizmente, estima-se que 10% desses animais estão em estado de abandono. Em cidades como São Paulo..., calcula-se que o abandono atinja a casa dos milhões de cães e gatos.

Por isso, ter consciência da nossa responsabilidade pelo bem-estar dos animais, considerados de estimação, reflete na diminuição do abandono. Além disso, é importante lembrar que, quando são abandonados, os animais estão mais sujeitos às doenças, à violência e maus-tratos e à possibilidade de contribuir para uma superpopulação, tendo em vista de que muitos deles não são esterilizados.

O convívio saudável com os animais domésticos de estimação não deveria ocorrer por impulso ou induzido pelo consumismo ou modismo. Para que não ocorram arrependimentos ou sofrimentos desnecessários para ambos os lados, recomenda-se refletir sobre todos os aspectos dessa futura convivência.

Para lhe orientar na decisão de ter, ou não, um animal de estimação, considere os seguintes aspectos:
•Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida - muitos podem viver por mais de 10 anos. Por isso, é importante que todos os membros da família concordem com a decisão.
•Animais geram custos com alimentação, saúde e bem-estar. Verifique se o orçamento familiar permite esses gastos extras.
•Nas férias e feriados prolongados, alguém da casa pode cuidar do animal?
•Antes de comprar por impulso, dê preferência aos muitos animais de abrigos públicos e privados que precisam de uma família. Verifique se estão vacinados e castrados.
•Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida como tamanho, personalidade e espaço físico necessário para que o animal viva com conforto.
•Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, os passeios são fundamentais. Utilize uma coleira ou guia para conduzí-lo e deixe a tarefa para quem possa contê-lo (no caso de cães grandes ou fortes).
•Zele pela saúde do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.
•Animais demandam atenção. Faça carinho, brinque e interaja com ele.
•Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
•Animais fazem sujeira. Destine um espaço na residência para isso. Recolha e jogue os dejetos em local apropriado.
•Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses, ou órgão similar na sua cidade. Informe-se sobre a legislação do local. Se possível, recomenda-se uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
•Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e as fêmeas. A castração é a único método definitivo no controle da procriação.

fonte:http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/meio-ambiente/animais-domesticos-dicas-de-posse-responsavel.php
Ver mais

terça-feira, 12 de julho de 2016

Vacinação anti-rábica 2016 - Embu das Artes


Campanha de Vacinação Contra a Raiva para Cães e Gatos
Fiquem atentos às datas de divulgação e postos de vacinação. A partir do dia 06 de agosto (sábado) o Ccz de Embu das Artes estará vacinando cães e gatos contra a raiva. Cada dia a equipe estará em um ponto de vacinação diferente, sendo mais de 60 postos em diferentes bairros. Não deixe de vacinar seu animal. O CCZ também é um posto de vacinação fixo. Para mais informações ligar 4704-3673.


sexta-feira, 8 de julho de 2016

Lei 9605/98.

Maltratar e ferir animais é crime. Caso a pessoa realize experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, ela poderá ser punida com detenção de 3 meses a um ano e multa. A pena é aumentada de 1/6 a 1/3, se ocorre a morte do animal. Acesse a lei: http://bit.ly/1La6hQT


fonte: https://www.facebook.com/cnj.oficial/photos/a.191159914290110.47167.105872382818864/1141371262602299/?type=3&theater





 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Por que dar osso ao seu cachorro pode ser perigoso?

 
 
Muitas pessoas estão acostumadas a oferecer ossos aos seus animais de estimação. Os ossos são capazes de distrair o cachorro, além de auxiliar na limpeza dos dentes, na remoção do tártaro e também da placa bacteriana. Apesar das vantagens, eles também podem ser prejudiciais aos animais e por este motivo é importante sabermos quais são os perigos da ingestão desses ossos.
Esta semana no Pet Care tivemos um caso clínico de um cachorro da raça Border Collie de 8 anos que comeu um osso de carne bovina (costela) e que ficou parado no esôfago, causando vômitos e perda de apetite. Neste caso, o osso conseguiu ser retirado por meio de endoscopia, porém, muitos animais são encaminhados para cirurgia.
Os ossos de frango, costela de boi e ossos de couro são os mais oferecidos aos animais, entretanto são os tipos mais perigosos para causar problemas, tais como: engasgos, obstrução parcial ou total de esôfago e perfurações de órgãos gastrointestinais, levando a infecções graves, podendo levar o animal até a morte.
O ideal é que o osso escolhido para seu pet seja grande e resistente para que não haja problemas. Porém, mesmo escolhendo o osso certo, não elimina a necessidade do cuidado em relação ao contato do cão com osso, já que com o tempo e as roídas, o osso vai ficando cada vez menor, facilitando a ingestão pelo cachorro, causando os problemas já citados.
Uma dica importante para quem não quer deixar de dar ossos ao seu cão é sempre fornecer ossos que tenham, pelo menos, o dobro do tamanho da boca do animal, quando aberta, jogar o osso fora quando este for diminuindo de tamanho, dessa forma, ele jamais conseguirá engolir tudo de uma vez, diminuindo os possíveis riscos.
Lembre-se também de sempre consultar um médico veterinário rapidamente se seu animal apresentar alguma alteração após engolir ossos e engasgar.
 
 
 
Na dúvida, consulte sempre o seu veterinário de confiança e nunca coloque a vida do seu animal em risco.
Evite acidentes e muita dor de cabeça.
 
 
 
 

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Nada justifica o abandono!



Não existem desculpas para justificar o abandono de animais. Portanto pense bem antes de adquirir um, pois você vai ser responsável e terá que cuidar bem dele e para sempre. No caso de não poder mais ficar com ele, será sua obrigação encontrar um novo lar e uma família melhor, onde ele possa viver em segurança e ser feliz. Abandonar não é alternativa, mas sim crime!