sexta-feira, 16 de abril de 2010

Posse responsável – o que é?

Ser um proprietário responsável é muito mais do que dar abrigo e comida para o seu animal, na verdade, a posse responsável começa antes mesmo da chegada do animal, começa no momento da decisão, da escolha de ter um bicho de estimação!

Veja aqui, resumidamente, alguns itens importantes:

Decisão
A decisão de adotar (ou comprar) um bicho de estimação é uma coisa séria e deve ser tomada em conjunto, pela família inteira, afinal ele fará parte dela, como um novo membro da família, por toda a sua vida, que pode ultrapassar 15 anos!

Alimentação
Qualquer animal deve ser alimentado todos os dias, com alimentação adequada para a sua espécie e fase da vida. Os adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia e os filhotes de 3 a 6 vezes ao dia. Além da comida, o seu animal deve ter ao menos uma fonte de água limpa e fresca disponível o tempo todo.
Cuidado: a noite o alimento deve ser retirado para evitar o aparecimento de ratos e insetos!

Identificação - Registro Geral do Animal (RGA)
O RGA identifica o animal e seu proprietário, é como uma Carteira de Identidade. Procure o Centro de Controle de Zoonoses para fazer o registro do seu animal, é gratuito e muito útil!

Usar coleira e guia
Sempre que o seu animal sair para passear ele deve estar acompanhado de alguém que seja capaz de contê-lo, coleira e guia. É segurança para o animal e para as pessoas.

Higiene
Cães e gatos não devem tomar banho todos os dias, basta uma escovação diária, e um banho por mês.
Além dos cuidados com o banho, outro tópico importante da higiene é o recolhimento de fezes! Todo proprietário, deve recolher as fezes de seu animal nas ruas, calçadas e parques. É uma atitude de cidadania, além disso, ninguém gosta de pisar nas fezes de outros animais, não é mesmo?

Moradia
Os animais devem ter um abrigo confortável, protegido do frio, da chuva, do vento e do sol intenso. Este lugar deve estar sempre limpo e seco, livre de pulgas e carrapatos.

Saúde
Os animais devem ser vacinados de acordo com o calendário passado pelo Médico Veterinário. Este calendário será composto com vacinas específicas da espécie e a vacina contra a raiva. Além da vacinação, a vermifugação (desverminação) também é necessária e deve ser feita, pelo menos, a cada seis meses, ou de acordo com o Médico Veterinário!
Todos os animais precisam de cuidados com a saúde, inclusive os “vira-latas” e só o Médico Veterinário é quem pode identificar doenças e prescrever medicamentos, portanto, para qualquer sinal de doença, ou alteração de comportamento do seu animal, procure um Médico Veterinário!

Esterilização (Castração)
É uma cirurgia que impede o surgimento de crias indesejadas, diminuindo o abandono e os maus tratos dos animais pelas ruas. Deve ser feita tanto nas fêmeas como nos machos, preferencialmente antes dos seis meses de idade.

Educação
Os animais precisam saber o que podem ou não podem fazer, mas para isso, não é preciso bater, ao contrário, é preciso ter paciência! Cães e gatos são muito inteligentes e acabam aprendendo tudo o se espera deles!

Luciana Gallo

Nenhum comentário:

Postar um comentário