segunda-feira, 30 de maio de 2011

VACINE SEU CÃO


Existem algumas doenças que são prevenidas através da vacinação, portanto não deixe de vacinar seu cão:
Parvovirose: transmitida principalmente através das fezes de animais doentes. É um grave problema para filhotes. Os sintomas são vômito, diarréia, apatia, desitratação, e outros que podem levar o animal à morte.
Cinomose: doença febril altamente contagiosa, transmitida principalmente por via aérea, como a gripe nos humanos. É uma doença muito grave que provoca secreções nasais, conjuntivite, tosse, diarréia, vômito e problemas neurológicos que podem levar o animal à morte.
Leptospirose: doença transmitida através da penetração da bactéria pelas mucosas ou pele, através da água contaminada com urina de ratos, animais silvestres ou outros animais. Grave problema de saúde pública. Os sintomas são febre, icterícia, hemorragias, dificuldade de locomoção, desidratação e outros, que podem levar o animal á morte. É uma zoonose.
Hepatite infecciosa: doença causada por vírus, transmitida também por via aérea. Os sintomas são febre alta, gastroenterite, dor abdominal, aumento do consumo de líquidos e lesão ocular.
Laringotraqueíte: causada por vírus, transmissão por vias aéreas. Causa sintomas respiratórios como tosse, espirros, secreções nasais, entre outros.
Parainfluenza: semelhante à gripe humana, transmitida por via aérea, causando corrimento nasal, tosse e espirros.
Coronavirose: Enfermidade viral, muitas vezes associada à parvovirose, e transmitida da mesma forma. Causa diarreía com ou sem vômitos, podendo apresentar muco e sangue nas fezes.
Raiva: doença infecciosa aguda causada por vírus que se multiplica pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central. A forma mais comum de transmissão é atravé do contato direto da saliva contendo o vírus rábico com a pele machucada, através de lambida ou mordida. É uma zoonose.

Os filhotes de cão devem ser vacinados aos 2 meses com a vacina polivalente, seguida de reforço aos 3 e 4 meses. A vacina anti-rábica é feita aos 4 meses, e é dose única. O reforço das duas vacinas (raiva e polivalente) deve ser anual. Se seu animal tem mais de 4 meses, mas ainda não tomou as vacinas, faça a vacina polivalente, seguido de reforço após 30 dias. A anti-rábica continua dose única, com revacinação anual.
Não espere seu animal ficar doente para consultar um médico veterinário. Faça a PREVENÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário