sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Cuidados com os filhotes.

Os filhotes de cães podem vir do canil, pet shop ou mesmo de criadores particulares com algumas doenças e se não for bem conduzido e/ou tratado adequadamente elas podem ser fatais, pois esse período de transição (desmame, separação da ninhada e estresse da separação) é muito traumático para o filhote e pode causar uma imunossupressão (diminuição da resistência à doenças).
Filhotes saudáveis são ativos, comem bem, tem fezes firmes e marrons, não tem secreção nos olhos ou nariz, não tem tosse, tem o pelame brilhante e sem falhas e não deve ter coceira ou feridas pelo corpo. Tem também as orelhas limpas e sem cheiro. O abdome é ligeiramente abaulado e macio.
Eles tem pequenos ciclos de atividade ou seja, comem, brincam, fazem suas necessidades e depois dormem. Fazem isso várias vezes ao dia em curtos ciclos. Não devem ficar chorando ou muito tempo dormindo.
Para saber se seu filhote está saudável, ele deve passar em consulta com um médico veterinário e fazer um bom exame clinico e  se for o caso fazer alguns exames de fezes e sangue. Hoje podemos sugerir além do exame de fezes, algumas sorologias ou exames de PCR para as principais doenças infecciosas como giardia, cinomose, parvovirose, doenças de carrapatos entre outras.
As doenças mais comuns em filhotes ainda são as parasitoses intestinais (giardia, toxocara, ancylostoma), cinomose e parvoviroe. Cães não transmitem a toxoplasmose. Dessas doenças citadas a giardíase e ancylostomíase são zoonoses ou seja podem contaminar principalmente crianças, idosos e pessoas imunossuprimidas.
CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO VETERINÁRIO A PEÇA ORIENTAÇÕES ANTES DE ADQUIRIR UM ANIMAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário