Vou abrir um pet shop. Preciso contratar veterinário? Veja a função e importância do Responsável Técnico
(Imagem: Shutterstock)
Os estabelecimentos que realizam embelezamento de animais precisam de um Responsável Técnico. A obrigação legal está no Decreto nº 40.400/1995, artigo 3º, que determina a obrigatoriedade de um médico veterinário como responsável pelo estabelecimento. Saiba qual o motivo da necessidade da Anotação de Responsabilidade Técnica e o que esperar do profissional contratado.
O Responsável Técnico (RT) é exigido por lei em quaisquer estabelecimentos que vendam produtos e serviços veterinários, o que inclui os serviços de banho e tosa. O RT deve cumprir no mínimo 6 horas semanais no estabelecimento pelo qual assina, conforme Lei nº 4950-A, Resoluções do CFMV nºs 582, 670, 683 e Portaria nº 301.
(Imagem: Divulgação)
Sérgio Lobato é médico veterinário com grande experiência em consultoria e assessoria para estabelecimentos de banho e tosa e ministra cursos de formação de RTs no segmento pet há vários anos no Brasil e no exterior. Ele esclarece ao AgendaPet sobre algumas dúvidas mais frequentes a respeito da função do RT.
Quero montar um banho e tosa. Preciso de um médico veterinário?
Sim, é necessário, por lei, de acordo com Sérgio. "Primeiro devemos entender que um RT não é um mero 'plantonista de emergência em casos de cortes no banho e tosa'. Acima de tudo, ele deve ser um profissional que oriente, previne e evita ao máximo o surgimento de situações continuadas que levem a acidentes e erros dentro de um pet ou banho e tosa. Além disso, ele deve orientar e educar a equipe de trabalho, esclarecer dúvidas dos clientes, promover os procedimentos operacionais padrões como regra e ainda primar pela qualidade do serviço prestado com ética e responsabilidade."
O responsável técnico não é somente mais uma despesa para o seu estabelecimento
(Imagem: Shutterstock)
Sergio Lobato diz que o médico veterinário com a função de responsável técnico não é somente para assinar papéis. "Quem pensa assim infelizmente faz parte do mercado prostituído e sem qualidade, O responsável técnico é um consultor, prevenindo os erros. Reduz os custos e evita riscos desnecessários à empresa. Esse, sim, é um investimento, o responsável técnico que assina e nem aparece, ou que brinca de dar plantão em troca de seu nome, bem... esse mais do que despesa, é um demérito à Medicina Veterinária. ".
fonte: http://www.agendapet.com.br/2013/08/vou-abrir-pet-shop-preciso-de-veterinario-veja-a-funcao-e-importancia-do-responsavel-tecnico.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário