Gatos tricolores, como, por exemplo, branco, laranja e preto ou ainda com 4 cores, normalmente são fêmeas, pois a coloração é uma herança genética ligada ao sexo feminino destes felinos. Em contrapartida, os gatos “romanos” laranjas (gatos amarelos) são em sua maioria machos, porém é possível deparar-se com fêmeas nessa cor.
Ainda em relação às cores, os gatos podem ter uma única coloração, como os completamente brancos ou pretos, ou aqueles com uma só cor e pelos contrastantes difusos em algumas partes do corpo (tendo o aspecto grisalho ou branco sujo).
Também podem ter duas cores, como o branco e preto (gato “vaca holandesa”), branco e laranja, pardo e branco, ou cinza e branco. Podem ainda possuir um padrão de cores tigrado em laranja, pardo e branco, em tons cinza e alaranjados (gatos romanos), com o pelo de uma só cor em toda a sua extensão ou de dois tipos de cores (as extremidades diferentes do resto do corpo).
Também podem ter um padrão de “cor siamês” com cores mais escuras na face, rabo, patas e orelhas.
As gatas costumam ter os pelos mais brilhantes do que os machos, porem elas perdem mais pelos que os machos, principalmente nos períodos do início do cio.
O tipo de pelo vai desde o muito curto (como o Sphynx, cujo pelo é quase invisível), o encaracolado (no caso do Devon rex), o pelo curto normal com uma cor somente ou com pontas de outras cor, o pelo “semi-longo”, até o pelo mais longo procedentes das cruzas com o Gigante Norueguês, Persa ou qualquer outra raça de pelo longo. Nos gatos SRDs, podemos encontrar todas essas variações na coloração e comprimento do pelo o que faz deles realmente especiais: Cada um é de um jeito.
fonte: www.petcare.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário