Aves representam a maior parcela de animais apreendidos, com 84% dos casos; após tratamento, bichos são devolvidos à natureza
Mesmo sendo crime, ainda é comum a caça de animais silvestres. Somente no estado de São Paulo, a Polícia Militar Ambiental apreende cerca de 50 mil animais por ano oriundos do comércio ilegal ou encontrado em casa sendo domesticados. Parte desses animais segue para o CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres), instalado dentro do Parque Ecológico Tietê (PET).
Por lá, passam, pelo menos, 12 mil animais por ano. A proposta do espaço é recuperar os animais que chegam, boa parte das vezes debilitados por conta de má alimentação e maus-tratos. "Esses animais muitas vezes estão em feiras ou feitos de animais de estimação irregularmente. Nosso principal objetivo é devolver a condição biológica desses animais, as condições de voo e de saúde e comportamento para que eles estejam preparados para voltar à natureza", afirma a médica veterinária do Cras, Liliane Milanelo.
São mantidos simultaneamente no Cras cerca de 1,8 mil animais no alojamento para reabilitação. Mais de 80% deles são aves. Todo animal que chega é identificado e todos recebem tratamento curativo ou preventivo e, em seguida, avalia-se o comportamento do indivíduo. "Aqui nós corrigimos a alimentação também. Depois de vencidas todas essas etapas tem uma avaliação sanitária e só depois encaminhamos para as áreas de solturas cadastradas, para o animal poder voltar ao seu habitat", explica Liliane.
SERVIÇOEm caso de denúncias, entre em contato com o Disque Ambiente: 0800 11 35 60 ou
ambientaldenuncias@policiamilitar.sp.gov.br
CRAS
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70, Engº Goulart – SP (dentro do Parque Ecológico Tietê)
ambientaldenuncias@policiamilitar.sp.gov.br
CRAS
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70, Engº Goulart – SP (dentro do Parque Ecológico Tietê)
Portal do Governo do Estado
fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=247322
Nenhum comentário:
Postar um comentário