terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Urina de sapo pode cegar uma pessoa?




Não. Apesar de os sapos, de fato, urinarem como medida de auto-defesa, o líquido em si não contém nenhuma substância tóxica. O verdadeiro veneno é liberado pelas glândulas granulares presentes em sua pele. É importante saber, no entanto, que o animal jamais ataca alguém para injetar essa peçonha. "Trata-se de uma espécie de defesa passiva. O veneno só contamina alguém quando o animal sofre um tipo de agressão que faz essas glândulas se romperem, esparramando o veneno e, eventualmente, atingindo o agressor", afirma o biólogo Célio Fernando Haddad, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Se isso acontecer, e as toxinas forem ingeridas ou atingirem mucosas ou alguma ferida aberta, a pessoa pode realmente ficar intoxicada - e se a peçonha cair no olho pode mesmo cegar. O veneno de certos sapos chega a matar.
É o caso de diversas espécies do sapo cururu (Bufo sp.), cuja peçonha ataca gravemente o coração humano. Por isso, o melhor a fazer é não importunar os sapos e deixá-los em paz. "Além de inofensivos, eles são extremamente úteis ao ambiente, uma vez que controlam pragas ao predar aranhas, escorpiões e insetos", diz Célio.
Animais, como cães ou gatos, podem se intoxicar ao morderem sapos e ingerirem o veneno, pressionando as glândulas atrás dos olhos. No caso de acidentes devem ser levados imediatamente ao veterinário, pois correm grave risco e podem morrer.


(fonte: www.mundoestranho.abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário