segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Abandonar no CCZ também é crime.



Muita gente pensa que o CCZ é um grande depósito onde podem ser encaminhados os animais que as pessoas não querem mais, como se fossem objetos que podem ser guardados empilhados uns sobre os outros, ficando lá deteriorando por tempo indeterminado. Mas esta não é a realidade pois animais são seres vivos, que precisam de espaço e manejo adequado. Antigamente eles eram recolhidos e exterminados em massa, mas felizmente isto mudou, com o avanço nas leis de proteção animal e a implantação da lei estadual 12.916/2008, que acabou com esta matança indiscriminada. A partir desta lei os animais que estão no CCZ ficam lá até serem adotados, o que muitas vezes pode levar anos. Mas é impressionante a quantidade de gente que se recusa a entender isto e chora pelo fim da “carrocinha”. Gente que quer se livrar dos animais a qualquer custo, não se importando com os métodos utilizados, contanto que se livre do “problema”. Não querem saber se no CCZ há espaço para novos animais, “eles que se virem”, não é assim? Não, não é assim. Porque este pensamento ignorante e egoísta só vai prejudicar ainda mais a outros animais inocentes. Porque a raiz do problema não está no recolhimento, e sim no abandono. A solução é a educação e a guarda responsável. Portanto, se você tem um animal, cuide bem dele, castre e nunca abandone. Se cada um cuidar do seu, não vai haver animais abandonados nas ruas. Pense!



Um comentário:

  1. Boa tarde.
    Tenho uma amiga que ganhou de seu irmão um cão labrador ainda filhote, hoje deve ter uns 5 ou 6 anos, continua sendo bem cuidado, porém além de estar desempregada, sofreu a perda do irmão que era quem estava sustentando a família, e ficou com a mãe uma senhora de mais de 85 anos não sei ao certo, e terá que se mudar. Enfim, onde vai morar não pode ter cães, ela já vem sofrendo com isso e o pior é que as pessoas que se interessaram por ele, ficaram com medo por que ela late forte quando não conhece as pessoas que se aproximam, e a mudança sai agora no sábado dia 14/11/2015, está apavorada por que não tem onde deixá-lo, e gostaria de saber se a zoonose poderia o receber para pô-lo em doação.
    Sabemos que não é um depósito de cães, mas temos a certeza de que será menos difícil para ele ser doado... tomou as vacinas direitinho e sempre bem tratado. espero um retorno Urgente, pois está realmente aflita com a situação.

    Atenciosamente,

    Katia Cilene

    ResponderExcluir