terça-feira, 17 de maio de 2016

Leishmaniose: prevenção é a melhor solução.



PREVENÇÃO
A Leishmaniose Visceral é transmitida por insetos vetores, e seu tratamento, além de ainda estar cercado de polêmicas, é custoso e se prolonga durante toda a vida do animal. Evitá-la é a atitude mais sensata.
A exemplo do que ocorre com outras doenças transmitidas por insetos, tais como a dengue, a zika, a chikungunya e a malária, as formas mais eficazes de prevenção da Leishmaniose Visceral envolvem cuidados ambientais (de modo a eliminar os criadouros dos mosquitos) e pessoais (com o uso de preventivos, por exemplo).
Elencamos a seguir algumas opções existentes no Brasil. O fator custo-benefício deve ser sempre levado em consideração, seja pelo investimento mensal aceitável ou por serem essenciais para o bem-estar das pessoas e dos animais.

1)
   Coleiras
Há no mercado produtos de eficácia comprovada na prevenção da Leishmaniose, com duração de até oito meses*.
As melhores coleiras são aquelas que não possuem cheiro, não soltam pó, são livres de inseticidas, resistentes à água e eficazes inclusive em áreas endêmicas, ou seja, regiões onde há registros da doença.
Seu funcionamento consiste na liberação de doses pequenas e constantes de substâncias ativas na pele e no pelo do animal. Bastante segura, pode ser usada em filhotes de cães a partir das sete semanas de idade e filhotes de gatos a partir de 10 semanas.

Post 12(*)  A coleira Seresto® tem duração de até 8 meses e é a única indicada para gatos, conforme recomendação do LeishVet (grupo europeu de especialistas em leishmaniose); A coleira Seresto® tem eficácia comprovada na prevenção da Leishmaniose, protegendo também contra pulgas, carrapatos e piolhos.
 
2)   Vacinas
Existem produtos disponíveis no mercado brasileiro desde 2004. A vacinação pode ser iniciada aos 4 meses de idade, em cães saudáveis e previamente testados para Leishmaniose Visceral Canina.
O protocolo completo deve ser feito com três doses, respeitando um intervalo de 21 dias entre cada aplicação.
A revacinação deve ser feita um ano após a primeira dose, e depois, para manter a resposta imune, o reforço passa a ser anual.
Em tempo: o cão só é considerado protegido 21 dias após a terceira dose de vacina. Até que se cumpra esse período (63 dias após primeira dose), é importante usar todas as outras formas possíveis de prevenção e proteção.

3)
   Spot On à base de imidacloprida e permetrina
O produto é aplicado na nuca do cão, diretamente sobre a pele. O reforço deve ser mensal.

4)
   Spray à base de permetrina
Protege os cães contra o mosquito por até sete dias e pode ser usado em animais a partir dos três meses de idade. Ação imediata após a aplicação.

5)
   Pour-on à base de permetrina
Repelente pour-on aplicado no dorso de cães a partir de quatro semanas de idade. Deve ser usado mensalmente, conforme recomendação do fabricante.

6)
   Coleira à base de Deltametrina
Pode ser usada por cães a partir de três meses de idade e protege por até seis meses. Tem ação repelente e inseticida.

Medidas adicionais de prevenção:

– Mantenha o animal dentro de casa ao entardecer (entre 18 horas e seis da manhã)
Não leve o cão para áreas endêmicas (cidades onde a doença já existe). Coloque telas nas janelas e no canil, espalhe vasos de citronela pelo quintal.
– Limpe seu quintal. Recolha folhas, flores e frutos caídos, e as fezes dos animais; feche bem o seu lixo. Incentive todos os vizinhos a fazerem o mesmo.
– Denuncie e combata o desmatamento de áreas verdes em seu município. Esse é um dos fatores que contribui para a proliferação dos mosquitos nas áreas urbanas.
– Exija que o governo municipal execute o programa de controle do mosquito transmissor. Isso inclui recolhimento das folhas, controle da exposição de matéria orgânica (lixões, aterros sanitários, granjas e terrenos baldios) e dedetização das casas.
– Repelentes Naturais. Plantas com propriedades repelentes podem ser plantadas ao redor da casa, como é o caso da citronela (um tipo de arbusto) e o neem (uma árvore típica da Índia). Ambas as plantas são conhecidas por sua eficácia como inseticidas/repelentes naturais.
– Produtos para o ambiente. Existem produtos industrializados à base de citronela para uso nos animais e também no ambiente. Podem ser usados para lavar a área externa da casa e os canis, e também aplicados nas telas protetoras, batentes de portas e janelas etc. Já o óleo de neem é um inseticida totalmente natural, eficiente no combate a mais de 500 espécies de insetos e ácaros. É ideal para uso doméstico, por ser totalmente inofensivo ao homem e aos animais.

fonte: www.arcabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário