sábado, 31 de dezembro de 2011

Porcos necessitam de cuidados

Os porcos, como outros animais, precisam se manter física e mentalmente ativos e saudáveis durante o seu crescimento. Por isso, dependem dos humanos para lhes proporcionarem as condições de alojamento e os materiais necessários para se desenvolverem de forma adequada. Para gerir uma exploração porcina (granja de porcos), é muito importante entender as necessidades dos porcos e estar consciente das possíveis situações de nervosismo por que podem passar em diferentes momentos das suas vidas.
 Reconhece-se que são necessárias condições diferentes de alojamento e alimentação relacionados a fase da vida do porco. Por exemplo, os porcos acabados de nascer e as suas mães têm necessidades diferentes das dos animais adultos e completamente desenvolvidos – como é habitual, os bebés precisam ser tratados de forma diferente dos adultos. Por isso, os porcos são mantidos em diferentes grupos na granja, de acordo com as suas idades e necessidades.
Os porcos devem poder ter uma vida ativa, com muito com que se ocuparem e condições apropriadas para viverem. As necessidades básicas de um porco são:
  • Alimento e bebida: Em todas as fases das suas vidas, os porcos necessitam de uma provisão adequada de água e de uma dieta equilibrada. Nos dias a seguir ao nascimento, os leitões necessitam do leite das mães, que contém uma substância especial denominada colostro, para os proteger de doenças. Depois de serem desmamados e na fase adulta, os porcos têm de receber a quantidade adequada de alimentos ricos em energia e fibras para satisfazer as suas necessidades. Os porcos têm também outras necessidades, incluindo a liberdade para remexer e explorar. Esta necessidade consiste no hábito de enfiarem o focinho em materiais como a palha ou lascas de madeira e reflete a forma como o porco procuraria alimento se vivesse em liberdade.
  • Sono: Os porcos necessitam dormir bem para se distrairem e evitarem o nervosismo. Muitas vezes, preferem dormir na companhia de outros porcos.
  • Interação social: Os porcos são animais sociais e gostam de viver em grupos, interagindo uns com os outros de uma forma amigável. Contudo, se juntarmos de repente porcos que não estejam habituados uns aos outros, isso pode fazê-los ficar com medo e torná-los agressivos.
  • Brincar: Os porcos são muito curiosos e têm uma tendência natural para explorar. Por esse motivo, necessitam de materiais (como a palha) para brincar e muito espaço para se movimentarem.
  • Exercício: Tal como acontece com a maior parte dos animais, os porcos são mais saudáveis se puderem movimentar-se e tiverem atividade física.
  • Limpeza: Os porcos são animais limpos (apesar da imagem comum que temos deles!) e necessitam  manter o corpo livre de substâncias prejudiciais. Os porcos devem poder coçar-se ou rebolar-se em água ou lama, e terem uma zona sanitária separada da zona onde vivem normalmente
fonte: http://www.farmland-thegame.eu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário