segunda-feira, 16 de julho de 2012

Criptococose



O que é?

É uma infecção causada pelo fungo Cryptococcus neoformans; acomete o homem e outros mamíferos.


Transmissão

É uma doença oportunista adquirida por inalação dos propágulos do fungo, que se encontram principalmente em acúmulos antigos de fezes de pombo. A gravidade da doença depende do sistema imune da pessoa, podendo ficar restrita ao pulmão ou tornar-se sistêmica, causando meningoencefalite criptocócica. Tem alta incidência em pacientes com Síndrome de Imunodeficiência Adquirida-AIDS.

Prevenção:

  • Não permitir a domiciliação de pombos e morcegos nas residências;
  • No caso de problemas com morcegos, vedar frestas e espaços que conduzam ao telhado, porão, sótão ou outro local em que eles estejam. Caso existam morcegos no local, quando estes animais saírem para se alimentar ao entardecer, fazer a vedação. Retirar a vedação ao anoitecer. Repetir o procedimento três vezes de forma a se certificar que nenhum animal restou no local.
  • No caso de problemas com pombos, elimine toda possível fonte de alimento. Coloque barreiras físicas em locais onde eles costumeiramente empoleiram, tais como beirais, sacadas, entre outros;
  • Caso haja acúmulo de fezes de morcegos ou pombos, umedecer as fezes antes de limpá-las para evitar a formação de poeira contaminada com o fungo que possa ser inalada. . Utilize uma máscara facial do tipo cirúrgica (descartável); caso não seja possível, amarre um lenço úmido duplo cobrindo a face (nariz e boca);
  • Não entre em cavernas desconhecidas ou que não estejam liberadas para visitação e locais com acúmulos de fezes de morcegos, pombo e outros pássaros.

(fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário