Por Katia de Martino, adestradora da equipe Cão Cidadão.
Seu cão puxa demais no passeio? Late quando vê outros cães? Não quer andar? Se você tem um desses problemas, fique tranquilo, certamente você não é o único. Eis aqui algumas dicas que podem melhorar bastante o passeio com seu cão.
Quando o cão puxa no passeio:
Devemos sempre ter consciência de que o passeio começa em casa. Se seu cão fica muito agitado ao ver você pegando a guia, espere que ele se acalme para, então, colocar a coleira. Pedir um ?senta? é muito útil também.
Tente sempre fazer todos os procedimentos (colocar a guia, passar entre as portas, elevador, portão de saída) com muita calma e tempo. Com isso, seu cão vai ficar cada vez menos ansioso nessas etapas.
Agora, você está na rua e ele é quem o conduz. Toda vez que ele te puxar, tente mudar de direção bruscamente, sem que ele veja, fazendo um zigue-zague. Isso faz com que ele fique mais atento a você e perceba que é você quem o está conduzindo.
Quando o cão late para outros cães:
Tente no começo evitar cães muito próximos a ele. Quando vir outro cão na rua, atravesse e se afaste. Seu cão perceberá a presença do outro, mas com menos estímulo. Se ele o vir e não latir, recompense-o rapidamente. Repita isso toda vez que ele vir um cão e não latir. Aos poucos, vá o aproximando cada vez mais de outros cães. Seu cão latiu? Não faça nada. Espere ele parar de latir e recomece. Se estiver persistindo, tente diminuir um pouco o estímulo para recomeçar o treino.
Quando o cão não quer andar na rua:
Leve um petisco que o cão goste muito e só dê a ele na rua. Isso associa a rua positivamente. Chame o cão e o recompense enquanto estiver andando. Parou de andar? Estimule a caminhar e recompense quando estiver andando novamente.
Siga essas dicas simples e bom passeio!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário