sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Animais precisam de passeios frequentes.

Por Cassia Rabelo Cardoso dos Santos, adestradora da Cão Cidadão.
Quando se fala em ter a companhia de um cão, a maioria das pessoas sabe da importância dos passeios para o bem-estar do pet. Mas, há ainda muitos que entendem que o cão não precisa sair, já que tem uma bela área na casa para se exercitar, correr e farejar. Ou ainda, há aqueles que convivem com cães pequenos, que moram em apartamento, e acreditam que eles não precisariam dar uma espiada na rua, pois as brincadeiras em casa seriam suficientes. Além disso, as patas e pelos voltariam sempre sujos… Muitos, por outro lado, mesmo levando os cães à rua, o fazem rapidamente, apenas uma pequena “voltinha” no quarteirão, suficiente para alívio das necessidades fisiológicas.

O passeio para o cachorro tem grande importância para a sua saúde física e mental. O cão é um animal social, que “enxerga” o mundo através do olfato. Assim, sair à rua significa acesso a um mundo de cheiros, que irá estimulá-lo mentalmente, evitando, assim, o tédio de uma vida confinada entre quatro paredes. Tente se imaginar dentro de casa, sem qualquer oportunidade de ir ao shopping, restaurantes ou cinema. Nada bom, não? Pois é, os cães também preferem uma vida mais interessante e com acesso ao mundo exterior! Nesse sentido, nunca é demais lembrar que faz parte da natureza deles andar, cheirar e explorar o mundo.
Além disso, o cão que passeia regularmente, frequentando parques, praças e ruas, tem oportunidade de encontrar outros peludos, o que aumentará a probabilidade dele ser extremamente sociável.
O passeio também auxilia o cão a gastar energia, tornando-o menos sedentário. Ao passear, o cão está praticando atividade física, se exercitando, o que traz muitos benefícios fisiológicos, além de evitar a obesidade e suas consequências maléficas.
Como ocorre com os humanos, cães até então sedentários precisarão de algum tempo para adquirir resistência e aguentar passeios mais longos. Assim, de início, os passeios devem ser mais curtos e menos intensos, com aumento gradual do esforço. Na dúvida, é sempre bom ter a opinião de um médico veterinário de confiança.
Finalmente, para garantir a segurança, é muito importante que o cão sempre seja conduzido na guia, especialmente nos grandes centros urbanos. Nunca é totalmente seguro deixar o cachorro caminhar sem guia, mesmo em ruas ou bairros tranquilos, pois graves acidentes podem ocorrer. Lembre-se também que todo cão deve sempre ter em sua coleira uma placa de identificação, com o seu nome, nome do dono e telefone para contato. Essa medida simples pode evitar a tristeza de perder o peludo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário