quinta-feira, 15 de abril de 2010

Afinal, o que é o Centro de Controle de Zoonoses?


O CCZ é uma Unidade de Saúde, responsável por controlar e prevenir as doenças transmitidas por animais (zoonoes), através do controle da população de animais domesticos (cães, gatos e animais de grande porte) e de animais sinantrópicos (mosquitos, morcegos, pombos, ratos, entre outros). 
Como já combinamos, de tempos em tempos vamos falar de cada uma das atividades do CCZ de Embu, para começar com força total, hoje falaremos sobre duas das pricipais atividades do CCZ de Embu:

Vigilância Zoosanitária
Uma das atividades do CCZ é realizar a Vigilância Zoosanitária, que é um serviço de vistoria com o objetivo de diminuir os riscos à saúde humana, ocasionadas pela convivência inadequada entre o homem e o animal. Alguns exemplos dessa convivência inadequada são: criação de número excessivo de animais, ou criação em condições inadequadas de higiene, ou presença de entulho ou alimento que favoreça a infestação por animal sinantrópico... As atividades são desencadeadas com base nas solicitações encaminhadas pela população em geral, ou órgãos públicos.
A autoridade sanitária, atendendo às solicitações, vistoria o local da denúncia onde poderá orientar, intimar e se constatada a infração, impor penalidades cabíveis, de acordo com a gravidade do problema encontrado e com os prazos legais concedidos. 

Controle dos animais sinantrópicos
Animais sinantrópicos são aqueles adaptados a viver junto ao homem, à despeito da vontade deste. São diferentes dos animais domésticos (criados pelo homem para companhia, transporte ou produção de alimentos).
As atividades de controle de animais sinantrópicos realizadas pelo CCZ tem o objetivo de minimizar o risco de ocorrência de agravos à saúde humana e oferecer aos munícipes uma melhor qualidade de vida. As principais espécies de animais sinantrópicos a serem controlados pelos serviços do CCZ são:

·        Abelhas;
·        Aranhas;
·        Baratas
·        Carrapatos;
·        Escorpiões;
·        Formigas;
·        Morcegos;
·        Moscas;
·        Mosquitos;
·        Pombos;
·        Pulgas;
·        Ratos;
·        Vespa


Algumas atividades do CCZ no controle de animais sinantrópicos:
·        Controle de roedores em ambientes públicos;
·        Controle do insetos em ambientes públicos;
·        Retirada de abelhas, marimbondos e vespas;
·        Retirada de escorpiões, cobras e aranhas;
·        Orientações preventivas sobre pombos, morcegos, baratas e ratos;
·        Ações diversas de combate ao Aedes aegypti.


Vale lembrar que o CCZ é um órgão público, por isso, as ações intra-domiciliares, como desinsetizações e desratizações devem ser realizadas por prestador de serviço particular, e não pelo Centro de Controle de Zoonoses.

Luciana Gallo

Nenhum comentário:

Postar um comentário