terça-feira, 26 de julho de 2011

Não é só querer, tem que poder!


Levar um filhote ou adulto para casa não deveria nunca ser um ato impensado. Antes de tomar sua decisão, você deve fazer algumas perguntas a si próprio. Os animais não são apenas para os feriados; eles são para a vida toda.
Você vai conseguir passar o tempo suficiente com o animal?
Quando passam pela fase de filhote, os cães podem ser deixados sozinhos entre 4 e 6 horas sem ficarem estressados. Se você trabalha o dia todo e não há ninguém na sua casa para cuidar dele, estará condenando uma criatura essencialmente sociável a uma vida de ansiedade, tédio e depressão, a menos que você contrate alguém para passear com ele, ou deixe o animal em um lugar especializado em cuidar de animais durante o dia.
Os cães necessitam de exercícios frequentes.
Ou seja, dois passeios e uma boa corrida todos os dias. Os cães fazem exercícios sozinhos, mas não devem ser deixados soltos sem supervisão.
Os cães precisam de treinamento.
Até mesmo o animal aparentemente mais dócil de todos pode se tornar um monstro sem o treinamento básico de obediência. Você precisa de tempo para fazer isto, e de muita paciência.
Os cães precisam de estímulos.
Assim como nós, eles se cansam com a falta de desafios, diversão e jogos.
Você tem filhos?
Você já tem um cão ou outro animal de estimação? Adaptar a família à chegada de um cão pode ser difícil às vezes, principalmente se nem todas as pessoas da casa estiverem tão felizes quanto você, com a presença dele.
Você tem como arcar com as despesas?
Todo animal de estimação vai precisar de alimentação adequada, medicamentos, consultas veterinárias, vacinas, etc. Você está preparado para isto?

(fonte: "Ou eu ou o cachorro", Victória Stilwell, Panda Books)

Nenhum comentário:

Postar um comentário