terça-feira, 12 de julho de 2011

Leishmaniose Visceral.

A Leishmaniose Visceral é uma doença parasitária grave que afeta cães e humanos. Ela é causada por um protozoário e transmitida pela fêmea do mosquito flebótomo, quando esta pica cães infectados, e posteriormente, pica humanos. A evolução da doença no cão é lenta e o tratamento até hoje não tem sido eficaz, o que torna a doença fatal. Os animais podem apresentar apatia, lesões de pele, queda de pelos, principalmente nas orelhas e ao redor dos olhos, emagrecimento, conjuntivite, crescimento anormal das unhas. Os cães podem ficar infectados por vários anos sem apresentar sinais clínicos, mas servindo de fonte de infecção para o mosquito transmissor. A única forma de detectar a infecção nestes animais é com exames de laboratório específicos.
No caso do homem a leishmaniose visceral tem cura, se diagnosticada precocemente. A qualquer dos sintomas a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima, e não tomar medicamentos por conta própria. Os sintomas podem ser: febre constante, perda de apetite, palidez, emagrecimento, aumento de baço e fígado. Também pode haver sangramentos, tosse seca e sinais de bronquite, inchaço nos membros e face. Não há uma vacina eficaz para proteger o homem, embora exista uma vacina para cães já sendo utilizada, mas ainda necessitando de mais estudos sobre a sua eficácia.
Até o momento, o controle dos mosquitos transmissores é a melhor forma de opção na luta contra a doença. Isto pode ser feito através do uso de inseticidas ou repelentes nos cães, com ação comprovada contra o mosquito.

PARA MANTER A SAÚDE DOS CÃES, E TAMBÉM DA SUA FAMÍLIA, CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO VETERINÁRIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário