sábado, 29 de outubro de 2011

Pesquise antes de ter um Pit Bull


Um cão dócil
É possível encontrar um grande número de Pitbulls de temperamento dócil e equilibrado que, se tiverem um desenvolvimento baseado no conhecimento de comportamento canino, serão excelentes companheiros. Porém deve-se evitar adquirir animais de criadores que possuem exemplares agressivos com pessoas ou outros bichos. Conhecer o comportamento dos pais do cão é uma das maneiras de tentar prever o temperamento da ninhada mas, como existem outros fatores – além da genética – que determinam a agressividade canina, um profissional da área de comportamento animal pode ser de grande ajuda no momento da escolha do filhote – o mesmo vale para cães de qualquer raça.
Adotar um adulto
Lembre-se de que há um grande número de Pitbulls em abrigos, ONGs e nos Centros de Controle de Zoonoses. É mais fácil prever o comportamento e o temperamento de um cão adulto, que já passou pela fase de desenvolvimento e socialização, do que o de um filhote que ainda viverá diversas experiências passíveis de torná-lo agressivo, por medo ou por falta de socialização, por exemplo.
Dicas
Antes de adquirir um exemplar desta raça, é preciso ter em mente seus hábitos diários: uma pessoa sedentária com certeza não conseguirá dar ao animal condições de suprir suas necessidades naturais, como a quantidade adequada de exercício, para que não se torne um cão ansioso. Eles precisam de quintal espaçoso e seguro, onde possam correr e gastar muita energia. Outro fator é uma competência emocional equilibrada para educar o animal, utilizando de técnicas motivacionais, valorizando atitudes corretas, boa educação, obediência e conhecimentos de socialização.
---
Texto: Daniel Svevo (Consultor Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Só com muita paciência, conhecimento e carinho, você terá um cão educado e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário