quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Salmonelose

É uma infecção causada por uma bactéria chamada Salmonella, que pode causar diarréia, febre e cólica abdominal, em média entre 12 a 72 horas após a contaminação. A doença normalmente dura de 4 a 7 dias, e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Entretando, algumas podem apresentar diarréia tão severa que precisam ser hospitalizadas. Nestes pacientes, a infecção pode se espalhar, dos intestinos para a corrente sanguínea, e daí para outras partes do organismo, podendo causar a morte se não forem prontamente tratados com antibióticos. Idosos, crianças, e pessoas com o sistema imunológico comprometido, são mais suscetíveis à doença.
 A Salmonella coloniza quase todos os animais domésticos, principalmente aves, que se contaminam ao ingerirem alimento ou água contaminada por fezes de animais. A transmissão ao homem ocorre através da ingestão de alimentos ou água contaminados. Os ovos e a carne de aves mal cozidos são a principal fonte de infecção. Vegetais e frutas também podem ser fonte de contaminação. Nas crianças pequenas a transmissão fecal-oral direta é outra forma de transmissão frequente.

PREVENÇÃO:
  • Cozinhar bem ovos e carnes. Não ingerir bebida ou alimento que contenha ovos ou leite crus.
  • Lavar bem as mãos, superfícies e utensílios de cozinha com água e sabão imediatamente após terem entrado em contato com carne crua e ovos.
  • Deve haver um cuidado especial no preparo de alimentos servidos para crianças, idosos e doentes.
  • Lavar as mãos cuidadosamente após manusear répteis, aves, e após contato com fezes de animais.
  • Lavar bem frutas e vegetais.
  • Sempre lavar bem as mãos após usar o banheiro e ao trocar fraldas.
  • Pessoas com diarréia não devem manipular alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário