terça-feira, 10 de abril de 2012

Cães devem ser educados e socializados.


Dar carinho é fundamental, mas isso não basta para resolver o problema da agressividade do cão. Cães de raças com temperamento mais agressivo devem ganhar noções de limite desde filhotinhos. Para isso, o dono deve restringir determinadas ações do cão e mostrar que está no comando. O ponto principal é demonstrar que manifestações de agressividade não serão toleradas. Além de impedir que o cão não faça algumas coisas, o dono deve ensinar dois ou três comandos (como "senta", "deita" e "dá a pata") para estabelecer uma hierarquia. O cão deve ser premiado com carinho e/ou com biscoito toda vez que atender uma ordem do dono. Também é fundamental socializar o cão com outras pessoas e animais. A idade que define o comportamento do cão vai dos dois aos três meses. Coincidentemente, essa também é a fase de vacinação. É necessário, portanto, equilibrar esse período com a ajuda de um veterinário para que o cão possa conviver com outros sem correr riscos de contrair doenças. Se o dono não conseguir controlar o temperamento do animal sozinho, ele deve contratar um profissional para treiná-lo o mais rápido possível. Algumas raças desenvolvem agressividade mais facilmente e, mesmo dentro de cada raça, há uma grande variedade de comportamento. Na hora de adquirir seu cão, procure um canil que priorize uma linhagem com perfil calmo e carinhoso. Informe-se sobre como educar seu cão, para que ele se torne seu melhor amigo, mas você tem que fazer por merecer pelo respeito e amizade.

Procure aprender algumas dicas de adestramento:
Mostre que você é o líder
Pode parecer estranho, mas o cão nos considera membro de sua matilha. Por isso, para ganhar respeito e confiança dele é fundamental que você assuma a liderança. Algumas dicas:

  1. Procure andar sempre à frente do seu cachorro. Se você perceber que ele se adianta, mude de direção até que ele perceba que deve prestar atenção em você
  2. Seja sempre o primeiro a entrar em casa ou passar por portas e portões
  3. Se ele pedir algo (como comida, petisco, passeio) sempre peça para ele executar algum comando antes. Assim ficará claro que é ele que está obedecendo, e não você
  4. Não seja violento com ele. Os cães costumam imitar os seus líderes, portanto ele pode passar a usar a violência com você quando quiser reafirmar sua posição.
(fonte: www.caocidadao.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário