terça-feira, 3 de abril de 2012

Amor e cuidados com os animais.

Dar o exemplo
Como em tantos outros aspectos da educação dos filhos, é importante que os pais deem o exemplo. As crianças desenvolvem o amor pelos animais quando veem que os pais respeitam e são simpáticos, generosos, responsáveis e disciplinados com os bichos. O mesmo acontece em relação ao medo dos animais. Pais que têm medo costumam transmitir a mesma apreensão aos filhos. O importante é confiar na mensagem enviada pelo próprio comportamento. Quando você menos esperar, verá seu filho acariciando um bicho de estimação. Transmitir o amor pelos animais é também uma forma de ensinar a respeitar e a cuidar da natureza.

Como começar?
Crianças pequenas não sabem como se relacionar com animais de estimação. Uma das primeiras coisas que tentam fazer é puxar a cauda ou os bigodes, apertá-los ou subir em cima deles. É importante, então, que os pais ensinem como ele deve ser tratado. A criança pode treinar com um bichinho de pelúcia, praticar e aprender que é necessário lidar com os animais de forma suave.
Também é preciso explicar que os bichinhos têm sentimentos, que sentem dor quando são sacudidos ou levam um tapa,e que podem reagir de forma agressiva quando tentarem se defender.
Você deve deixar bem claro que algumas brincadeiras, como agitar um osso ou fingir que está comendo a comida do animal, podem gerar uma reação violenta.
Por último, é indispensável reforçar que não se deve chegar perto de um animal desconhecido. A criança deve primeiro pedir permissão ao dono e perguntar qual é a melhor forma de lidar com o animal antes de tocá-lo.

Qual é a idade ideal?
As crianças pequenas devem ser supervisionadas por um adulto quando se aproximarem de animais, já que podem machucá-los ou provocar uma reação agressiva.
Se a criança assumir a responsabilidade de cuidar de um animal, deve aprender gradualmente a fazê-lo ajudando os pais, mas não deve alimentá-lo nem levá-lo para passear. Já uma criança entre 10 e 12 anos é capaz de cuidar de um animal com certa autonomia. Será uma experiência bastante enriquecedora, porque ensinará seu filho a cuidar de alguém que pode morrer se suas necessidades não forem atendidas.

Estabelecer rotinas
Cuidar de animais de estimação requer certas atividades rotineiras, como alimentar, trocar a água, passear e dar banho. Tanto para o bichinho como para a criança que está aprendendo a cuidar dele, é importante que essas atividades sejam realizadas sempre em um mesmo horário.
Uma boa ideia é montar um mural em um lugar visível, estabelecendo uma agenda e quais membros da família deverão cuidar do animal nos horários estipulados. Se todas as tarefas forem cumpridas, pode ser bem divertido.
É importante que a criança entenda que brincar e fazer carinho também fazem parte da rotina. Isso precisa ser feito pelo menos uma vez ao dia, e não somente quando ela tiver vontade. Do contrário, o animal se sentirá abandonado, o que poderá interferir em seu comportamento, tornando-o mais agressivo ou desmotivado.

Cuidados importantes
É importante observar a linguagem corporal dos animais de estimação e mostrar às crianças como eles se comunicam. Por exemplo, se um gato faz um ruído ou balança a cauda, significa que não deve ser tocado. Evite estimular demais os animais de estimação. Também não é bom assustá-los, gritar com eles ou se aproximar sem fazer barulho.
Consulte um veterinário periodicamente para evitar doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos, como parasitas, fungos, vírus e bactérias. A transmissão se dá, geralmente, por contato direto com o animal ou com suas fezes.
Para evitar o contágio, é importante vacinar os bichinhos de estimação, lavar as mãos depois de tocá-los, não deixar que lambam as crianças, não permitir que as crianças beijem os animais, ensinar os animais a não colocar as patas sobre a mesa e não fornecer alimentos crus.

(fonte: www.discoverykidsbrasil.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário