quarta-feira, 23 de maio de 2012

Agressividade em cães e gatos.


A agressividade é o distúrbio comportamental mais grave e frequente nos cães e gatos.
Muitos donos de animais não percebem que a agressividade está se manifestando aos poucos e sua tendencia é só aumentar.
É fundamental diagnosticar e começar a tratar assim que os primeiros sinais de agressividade aparecem.
Em primeiro lugar, devemos entender que algumas manifestações agressivas são normais, isto é, estão dentro do contexto. Um animal com dor pode não permitir que examinem, manipulem a área afetada e isto não significa que ele é um animal agressivo. Assim como um animal que defende seu território (apropriadamente) de invasões também não deve ser considerado agressivo.
O número de animais agressivos abandonados é muito alto. O tratamento visa diminuir a taxa de abandono e promover uma melhor relação entre o animal e seus donos.
Raramente a agressividade é causada por uma doença neurológica, metábolica ou até mesmo infecciosa, como a raiva.
De onde vem a agressividade?
O comportamento de um animal se forma a partir da herança genética herdada de seus pais somada ao ambiente que ele vive.
Assim que o filhote nasce ele já tem uma tendência comportamental. Se ele for bem tratado pela sua mãe (é, as mães caninas e felinas também precisam cuidar bem e educar seus filhotes!), socializado e bem tratado pelos seus donos, o filhote deve se desenvolver com comportamento sociável e dócil.

CONSULTE SEMPRE UM VETERINÁRIO OU ADESTRADOR PARA SABER COMO EDUCAR BEM O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, E EVITE PROBLEMAS NO FUTURO.
LEMBRE-SE QUE EDUCAÇÃO É TUDO.
A EDUCAÇÃO DO ANIMAL VAI DEPENDER TOTALMENTE DA EDUCAÇÃO DO SEU DONO.

(fonte: www.bichosaudavel.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário