quarta-feira, 23 de maio de 2012

Principais motivos que levam o cão a morder.


- Dor
Mordida como resposta a um estímulo doloroso. A mordida tem por objetivo acabar com o estímulo desagradável.

- Dominância
Morder para demonstrar superioridade àquele que está sendo mordido (pessoas ou outros animais). A agressão por dominância vai desde um simples rosnado até um ataque real. Para o cão, a família humana é a matilha – ele irá testar todas as pessoas que vivem com ele, exibindo comportamento dominantes.

- Instinto de caça
Perseguir e morder presas para comê-las. Os cachorros, atualmente, não precisam mais caçar para conseguir comida. Mas, o instinto permanece.

- Medo
Quando o cão está apavorado e alguém tenta pegá-lo – ele agride, morde, para afastar o que lhe parece uma ameaça. Todos os cães, sem exceção, mordem por medo.

- Comida
Comida escassa . O cão pode morder e rosnar para qualquer coisa que se aproxime no momento que está comendo. O líder da matilha é o dono da comida.

- Posse de objetos
Morder para defender uma posse, um brinquedo, etc.

- Defesa do território
O cão protege a propriedade. Quanto menor o território, com mais agressividade o animal irá protegê-lo. Um cão de guarda tem forte sentimento de ciúmes, senão não guarda nada. O cão considera que a casa, o quintal, são seus territórios. – a casa é a parte mais importante do território.


Conhecendo as principais causas de agressividade você pode evitar se colocar em situações de risco desnecessárias.
(fonte: www.greepet.vet.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário