quinta-feira, 17 de maio de 2012

Seu cão está no peso ideal?

Hoje em dia, todos sabemos que a manutenção do peso ideal é uma questão de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Sabemos que a alimentação inadequada, excesso ou deficiência de nutrientes acabam resultando em alterações fisiológicas, ocasionando em sérios problemas ao organismo, como o mau desenvolvimento corporal, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, alterações ortopédicas e reprodutivas, entre tantos outros males...
Pois é! Todos esses males também acometem os animais!!!
Os cães constituem a espécie animal com maior variação em seu peso adulto, variando desde as raças miniaturas até as raças gigantes. Além da diferença de tamanho, as necessidades nutricionais variam conforme a idade, o estado físico e o modo de vida do animal. 
Uma nutrição adequada é um fator determinante para um correto desenvolvimento do filhote e propicia condições para uma excelente saúde geral e desempenho futuro.
Muitas pessoas acabam alimentando seus cães muito mais do que o necessário e efetivamente saudável, pois não aguentam a "cara de pidão", e acreditam que o peludo está com fome... Mas não podemos nos esquecer que os cães apresentam apetite voraz na maior parte do tempo. Esse comportamento foi herdado de seus ancestrais, que tinham comida escassa e não sabiam quando poderiam jantar a próxima caça...
Mas, diante da grande variedade de tamanhos e composição corporal de nossos cães, como saber se está obeso? Ou magro demais? Ou dentro do peso ideal? Como saber a quantidade e o tipo de alimento que deve ser oferecido? O número de refeições que ele deve receber?
Para fornecer uma dieta balanceada para as necessidades fisiológicas específicas e individual para cada estágio da vida e a melhora do desempenho animal, é importante conversar com o Médico Veterinário.
Algumas dicas gerais:
  • Em geral, a melhor forma de oferecer a alimentação do seu cão é com um método chamado "tempo controlado" - fornece ao animal mais alimento doque ele consome dentro de um período de tempo, geralmente entre 5-30 minutos e depois se retira , isso porque desta forma você pode acompanhar o consumo alimentar do animal e observar qualquer alteração na ingestão ou comportamento alimentar.
  • O ideal é que cães adultos sejam alimentados duas ou mais vezes ao dia, isso minimiza angústia, ansiedade, dilatações gástricas, entre outros problemas.
  • Evite oferecer muitos aperitivos, o excesso desses alimentos resulta em dieta inadequada, desbalanceada,e obesidade. Os petiscos devem ser oferecidos como forma de recompensa.
  • Não ofereça doces, ossos pequenos e ossos de galinha, pois podem acomodar-se na boca ou no trato gastrintestinal, causar diarréias e até doenças mais graves. 

Veja abaixo como está a condição nutricional do seu animal:




Luciana Gallo

Nenhum comentário:

Postar um comentário