domingo, 17 de março de 2013

Seu pet tem medo de tempestade? Saiba como protegê-lo.

Um temporal se aproxima e a primeira reação de cães e gatos é se esconder ao primeiro anúncio de raios e trovões. Nessas circunstâncias, o medo que os animais sentem se assemelha muito ao esboçado frente a foguetes e rojões. Esse pavor faz parte do comportamento natural dos animais, motivado pelo instinto de preservação, pois chuva intensa e tempestade diretamente relacionadas à ameaça e perigo eminentes. Além de procurar lugares para se esconder, muitos bichanos podem se tornar agressivos e até mesmo entrar em desespero. Mas como agir nessas situações? Uma das primeiras medidas a serem tomadas é passar uma sensação de segurança aos animais, adotando uma postura de tranquilidade e calma, nunca pegar o animal no colo ou fazer carinho, pois para os bichos esse sentimento é sinal de que o tutor também está com medo, tornando a situação mais assustadora ainda.
É importante saber que o mais adequado é deixar o animal se esconder no local que ele escolher, pois para ele esse será o local mais seguro. O que se pode fazer é proteger o local onde o pet decidiu se esconder, vedando portas e janelas com material anti-ruído. Escurecer os vidros com cortinas para que os animais não vejam os relâmpagos também são recomendados. Outra boa dica é deixar um som ambiente para distrair o animal da chuva. Melhor ainda se o pet já é acostumado a brincar nesse local quando não houver tempestade, assim ele relacionará o ambiente com situações prazerosas e seguras. Outra coisa que se pode fazer é sempre comemorar com brincadeiras e petiscos toda vez que ouvirmos barulhos de trovões, tentando tirar o foco e mostrando o quanto uma tempestade pode ser ‘divertida’.
Os principais sintomas de que os animais estão com medo são: tremores, salivação, aumento dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória e tentativas de fuga. É provável que esse comportamento também ocorra em gatos, mas os sintomas são menos evidentes e podem passar despercebidos. Essas dicas também são úteis para aves. No caso dos pássaros, podemos mantê-los longe das janelas e utilizar capas para cobrir a gaiola, evitando que o animal se estresse durante as tempestades. Em muitos casos é preciso até mesmo utilizar medicamentos calmantes, mas sempre com a orientação de um médico veterinário. Esse tipo de tratamento é aplicado em casos crônicos e associados às modificações no manejo e ambiente.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/comportamentoanimal/2013/03/11/seu-pet-medo-de-tempestade-saiba-como-protege-lo/?topo=77%2C1%2C1%2C%2C%2C77#.UT8XaztRhi8.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário