quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Quem é responsável pelo abandono de animais?


Algumas pessoas, ao se depararem com animais vivendo nas ruas, se perguntam: como será que eles foram parar lá?
Então vamos levantar algumas possibilidades:
Ele veio daquele animal que você pegou mas decidiu abandonar quando viajou de férias.
Ele veio daqueles filhotes da sua cachorra/gata, que você não castrou, e doou os filhotes para a primeira pessoa que apareceu, sem se preocupar em saber se ela realmente teria condições de cuidar deles.
Ele veio daquele filhote que você adotou mas que acabou crescendo demais e você abandonou
Ele veio daquele seu animal que ficou velho ou doente e você decidiu que não queria cuidar.
Ele veio daquele animal que você abandonou quando teve que se mudar.
Ele veio daqueles animais que a sua mãe velhinha junta aos montes no quintal, e quando ela ficou doente e não pode mais cuidar deles, você achou que não eram sua responsabilidade e ignorou o problema.
Ele veio daquele filhote que você pegou só porque seu filho estava dando um chilique porque queria um brinquedinho, mas que agora você se arrependeu pois viu que agiu precipitadamente.
Ele veio daquele animal que você nunca levou ao veterinário e agora está doente e você não quer gastar dinheiro com ele.
Ou será que veio daquele animal que você deixava solto na rua para dar aquela "voltinha", mas que um dia nunca voltou?
Também pode ser daquele animal que você não castrou, e que saiu atrás de uma fêmea no cio e também nunca mais foi visto.
Ou ele veio daquele animal  que você pegou e que nunca educou, nunca deu carinho e nem atenção, e que você acabou abandonando porque ele ficou agressivo ou com outros problemas de comportamento.

A lista é grande, mas se você se identificou com algumas destas situações, esperamos que você tenha a humildade para admitir que você não é uma pessoa adequada para ter e cuidar de um animal de estimação. Ter animal é coisa séria, exige conhecimento, condições muito específicas. amor, respeito. Animal não é objeto, e muito menos descartável. Se você não vai cuidar bem, não tenha. Reflita sobre a sua responsabilidade na próxima vez que avistar um animal abandonado na rua.






2 comentários:

  1. Olá meu nome é Rodrigo morador de Embu das Artes, á alguns dias uma gata da nossa região teve filhotes no nosso cesto de roupas, não tivemos a crueldade de coloca-los em uma caixa e deixa-los no escadão assim como todos fazem. Gostaria de saber se vocês aceitam os gatinhos pois não podemos ficar com eles pois moramos de aluguel e não dispomos de tempo para ter bichinhos de estimacão.

    Ps: Agradeço desde já, e espero notícias.

    ResponderExcluir
  2. olá Rodrigo, você pode nos enviar a foto deles com um telefone de contato e o bairro onde eles estão, para que possamos ajudar com a divulgação para que consigam um lar. Nosso email é cczembudasartes@gmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir