segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Tornando sua casa à prova de morcego

A arquitetura brasileira não tem mostrado ainda preocupação quanto a fauna urbana, resultando que várias espécies de animais encontram facilidade de acesso e condições para permanência no interior das residências, onde podem causar desconforto ou problemas.
Ao idealizar sua casa ou ao reformar a atual mostra-se importante que alguns cuidados sejam tomados para evitar o acesso de animais. Se em sua casa você nunca observou a entrada de morcegos, não necessariamente significa que sua construção seja à prova destes ou que na sua área residencial não ocorram muitos morcegos. Sempre que mexer na estrutura da sua casa será uma boa oportunidade para repensar e torná-la mais eficiente.

Porão, Cisterna e Casa de Máquinas - providencie porta. Se necessário manter ventilação empregue tela de arame com, no máximo, malha de 2,0 cm.

Vão entre o Ar-condicionado e a parede - feche com alvenaria ou madeira pelo lado externo da construção.

Telhado - não permita vãos entre as telhas e as paredes, cimentando todas as aberturas, prenda todas as telhas firmemente. Utilize em parte do telhado telhas de vidro para permitir a entrada de luz natural.

Forro ou sótão - prefira utilizar lajes ao revestimento de madeira para evitar a queda de fezes, restos e animais no interior da residência.

Pontos de luz ou chaminés de aquecedores que se comunicam com o sótão ou forro - isole as arestas com material resistente, como placas de aço.


(fonte: www.morcegolivre.vet.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário