sexta-feira, 21 de setembro de 2012

BICHEIRAS OU MIÍASES.

As miíases, popularmente conhecidas como bicheiras, são ferimentos que contém larvas de moscas varejeiras em seu interior (Cochiomyia hominivorax, de coloração azul-esverdeada com a cabeça alaranjada, e Chrysomyia bezziana,de coloração similar). A mosca põe ovos nos ferimentos de onde nascem as larvas que se alimentam da carne do animal, prejudicando o seu desenvolvimento.
O desenvolvimento da mosca é favorecido pelo clima quente e úmido. Ocorre principalmene em animais mantidos fora de casa, e animais que se mostram incapazes de fazer sua higienização ou por serem idosos ou estarem enfermos . Qualquer animal com ferimentos, diarréia, infecções no ouvido e pele, deve ser mantido muito limpo e ser observado, recebendo os cuidados necessários.
 Os sintomas mais comuns das miíases são o mau cheiro e o sangramento constante. A infecção bacteriana secundária, a toxemia e a perda de líquido contribuem para a morte do animal que não for tratado adequadamente.
O tratamento consiste em lavar a ferida com água e sabão; cortar o pelo ao redor da ferida; retirar o tecido morto; aplicar um produto larvicida, repelente e cicatrizante; retirar as larvas mortas e as vivas; e aplicar novamente o produto, devendo repetir a aplicação diariamente até que a ferida esteja completamente cicatrizada.
A prevenção é feita atravéz de cuidados básicos com os animais, como mantê-los limpos e terem sempre o acompanhamento de um médico veterinário. Também é muito importante a limpeza do ambiente, para evitar a presença de moscas.
É INADMISSÍVEL QUE UM ANIMAL QUE TENHA PROPRIETÁRIO, ACABE MORRENDO OU FICANDO COM SEQUELAS GRAVES POR CAUSA DE UMA BICHEIRA. ISTO E SINAL DE TOTAL DESCASO, DESLEIXO, ESTUPIDEZ E CRUELDADE. A PREVENÇÃO É SIMPLES, E O TRATAMENTO MAIS AINDA. PROPRITÁRIOS QUE DEIXAM SEUS ANIMAIS CHEGAREM A ESTE ESTADO DEVEM SER DENUNCIADOS E AUTUADOS POR MAUS-TRATOS. QUEM TEM, CUIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário