terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cuidados com a higiene

Muitas das doenças infecto-contagiosas existentes que são encontradas, em locais inadequados decorrentes dos baixos padrões de higiene, por vezes relacionados com o baixo padrão cultural e social local, atualmente, são de certa forma contidas com a implementação de padrões de higiene, através da conscientização da população e instrução de novas metodologias que ensinam como a sociedade deve comportar-se nesses momentos em relação à sua higiene, quanto ao aspecto pode ser:

 Tipos

 Pessoal

É um conjunto de hábitos de higiene e asseio com que cuidamos da nossa saúde , por ser um fator de importância no nosso dia a dia, acaba por influenciar no relacionamento inter social, pois implica na aplicação de hábitos, que viram normas de vida em carácter individual, como:
  • Banho - Tomar banho diariamente - Devemos utilizar sabonete neutro.
  • Assepsia - O uso de desodorante é bastante útil, especialmente de verão. No entanto devem ser evitados os que inibem a produção de suor, podendo assim aumentar a transpiração em outros locais do corpo – transpiração compensatória.
  • Lavar as mãos - sempre que necessário, especialmente antes das refeições, antes do contato com os alimentos e depois de utilizar o banheiro e trocar fraldas. Além disso, é importante manter as unhas bem cortadas e limpas.
  • Higiene oral - Os dentes e a boca devem ser escovados depois da ingestão de alimentos, usando um creme dental com flúor. Uma higiene inadequada dos dentes dá origem à cárie dentária, que pode ser causa de inúmeras doenças.
  • Água potável - Beber água mineral ou filtrada.
  • Uma alimentação equilibrada, com alimentos mais naturais (se possível) e que encontrem-se em melhores condições de conservação.

 Coletiva

É o conjunto de normas de higiene implantadas pela sociedade de forma a direcioná-las a um conceito geral de higiene, especificando em normas especiais, o manuseio de produtos de higiene e suas interações com o ser humano. A higiene coletiva é também um conjunto de normas para evitar nossas doenças e de outras pessoas também, para preservar a vida de todos. É claro que cada um não se pode preocupar só com a sua higiene. A higiene do meio que nos rodeia também é muito importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário