sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Comunicação com os cães.

Por Malu Araújo, adestradora da equipe Cão Cidadão.
Adestrar um cachorro não é prepará-lo para fazer truques, como os cães que são usados em apresentações. Tão pouco deixá-lo parecendo com um robô. Adestrar é melhorar a comunicação do cachorro com os humanos. É entender quais são as suas necessidades e adaptá-las ao nosso cotidiano, além de ser um estímulo mental e físico.
Os cães não se comunicam por meio da fala e, muitas vezes, não entendem o que queremos dizer. A vantagem de ter um cachorro adestrado é conseguir se comunicar com ele, mostrar para ele o que nós esperamos dele.
Um exemplo muito comum de falta de comunicação é quando você está assistindo TV e o cachorro pega algum objeto errado, um sapato, por exemplo, e sai correndo pela casa. Você para o que está fazendo e sai correndo para retirar o objeto dele, afinal, ele pode estragar o sapato. Com essa atitude, você está dando atenção a ele.
Agora, imagine que você está assistindo TV e ele está comendo um ossinho ou brincando com os brinquedos dele. Você pensa: “agora que ele está tranquilo, vou deixá-lo quieto!”. A sua atitude, na verdade, deveria ser a inversa. Se ele está fazendo o que é certo, o que você gosta que ele faça, é aí que ele deve receber atenção! Não necessariamente você precisa parar de assistir ao filme para correr atrás dele. Você pode elogiá-lo, fazer carinho, mostrar que você gosta quando ele se comporta daquela maneira.
Os comandos ensinados no adestramento têm um fundamento. Ensinar o cachorro a se “fingir de morto”, por exemplo, não é só para ser “bonitinho”, para mostrar aos amigos que o seu cachorro é um bom ator, mas esse comando pode ser muito útil, por exemplo, em uma consulta ao veterinário, quando o cachorro está em cima da mesa de exame. Se ele já sabe esse comando, fica muito mais fácil deitá-lo para ser examinado, reduzindo, assim, o estresse de ficar em uma posição porque ele está sendo obrigado.
O adestrador é o “tradutor” dessa relação. O intuito do adestramento é mostrar como lidar com as situações do dia a dia, não só quando o cachorro apresenta algum problema.
fonte: www.caocidadao.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário