quinta-feira, 5 de setembro de 2013

VENDA DE RAÇÃO A GRANEL: UM PERIGO NÃO OBSERVADO!




A ração vendida sem embalagem ou em quantidades fracionárias estão amplamente difundidas em pet shops e casas de ração no Brasil, isto na tentativa de lucrar poucos reais e no pensamento de facilitar a vida de que compra.
Na realidade essa prática pode fazer mal à saúde de seu animal de estimação, seja cão ou gato, pois os sacos mantidos abertos ou em outros recipientes, no qual o produto fica em contato com o ar e permite seu manuseio são facilmente contaminadas por fungos presentes no ambiente.
Então não é bom arriscar, os fungos colonizam a ração, principalmente quando a temperatura e umidade são ideais, favorecendo o crescimento e multiplicação desses micro-organismos que podem produzir toxina responsáveis por vômitos ou diarreias, variando de acordo com a quantidade de ração ingerida e com a idade do animal, especialmente as micotoxinas responsáveis por intoxicação aguda ou crônica e com potencial carcinogênico.
Além disso, o contato com o ar e com a luz resulta em alterações na composição da ração e até diminuição de nutrientes, ou seja, você comprará outro produto que não corresponde ao da embalagem original e ainda não se terá controle da data de validade.
Pode-se observar um risco mais grave quando o produto normalmente é estocado de forma descoberta ou é coberto por algo que pode ser facilmente removível por outros animais como ratos, baratas e outros insetos, porque o cheiro e o sabor da ração atraem esses tipos de animais.
Outro perigo é quando rato urina na ração, podendo transmitir leptospirose ao cão o que poderá acarretar severos danos à saúde e transmitir a doença aos humanos. Por isso recomenda-se verificar se as rações estão sendo comercializadas em suas embalagens originais, lacradas, livres do manuseio e do contato com o ar, distantes da umidade e poeira.
Assim, será possível evitar contaminações por fungos e bactérias, perda de nutrientes e manter o controle sobre os prazos de validade.


fonte: http://www.portaleducacao.com.br/veterinaria/artigos/22813/venda-de-racao-a-granel-um-perigo-nao-observado

Nenhum comentário:

Postar um comentário