domingo, 24 de novembro de 2013

Como lidar com a agressividade.


Por Malu Araújo, adestradora da equipe Cão Cidadão.
Muitos podem ser os motivos que levam um cão a se tornar agressivo, então, o primeiro passo para aprender a lidar com esse desvio de comportamento é saber qual o tipo de agressividade seu cachorro apresenta.
O auxílio de um profissional especialista em comportamento para ajudar a identificar que tipo de agressividade o animal apresenta, além de orientar as pessoas que convivem com o cão que tipo de atitude não devem ter e quais as formas de lidar com esse cachorro, é uma recomendação muito importante para não piorar o comportamento agressivo.
A agressividade por dominância pode iniciar pelo fato do cão ter muita liberdade e não ter limites, também devido ao fato do cão não ver ninguém da casa como líder da matilha, ele não aceita ser contrariado e nas situações em que é se sente ameaçado, responde com rosnados e mordidas. O primeiro passo para quem tem um cão assim é ter atitudes de liderança e postura, isso não significa bater no cachorro para ele “aprender” qual o seu lugar, e sim colocar em prática alguns exercícios, como por exemplo, quando for sair com ele para passear, ensiná-lo a sentar e esperar que o dono abra a porta e passe primeiro para depois o cão sair.
Agressividade por posse é quando o cão “defende” brinquedos, comida, caminha ou algum ambiente da aproximação de pessoas. O cão que age desta forma associou a chegada de pessoas com perda; se ele está comendo e rosna e o dono retira a comida para ele não ficar mais agressivo, bingo, o dono confirmou a suspeita do cão de que ia perder o que ele tanto gosta. A maneira correta de lidar com essa situação é mostrar para ele que você não está competindo com ele e, ao passar perto da comida, e ele não teve nenhuma atitude agressiva, jogar um petisco para ele aprender que o dono acrescenta que a aproximação de pessoas deixa a comida dele até mais gostosa.
Agressividade por medo, essa é uma das agressividades mais perigosas, já que o cachorro ataca para se defender. A maioria dos cães que apresenta agressividade por medo é porque, em algum momento, deve ter apanhado e ataca para afastar a pessoa ou o objeto que ele teme. A maneira ideal para lidar com esse tipo de cão é não praticar nenhum tipo de punição, principalmente agressão. Não se deve gritar e nem bater nesse cachorro, mostre para ele que você é fonte de coisas boas como passeios, carinhos e recompensas.
A melhor maneira de evitar a agressividade é a prevenção, por isso, socialize seu cão ainda quando filhote, não bata no cão, e ensine-o de uma forma agradável a obedecer, evitando que comportamentos indesejados apareçam.

fonte: www.caocidadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário