quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Gripe Aviária

FIQUE ATENTO E INFORME-SE!
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e, para continuar assim, está a cada dia mais atento quanto à  influenza aviária, conhecida popularmente como gripe aviária. E não é para menos. A influenza aviária é uma doença altamente contagiosa, que pode matar todo o seu plantel em pouco tempo. Saiba que, para deixar esta doença longe das suas aves, basta ter atenção a alguns detalhes. O mais importante é: que sempre de olho a sinais incomuns em suas aves.
CONHEÇA A INFLUENZA AVIÁRIA ENTENDA COMO A DOENÇA SE ESPALHA
NINGUÉM MELHOR DO QUE VOCÊ PARA PROTEGER  SUAS AVES
FIQUE ATENTO AOS SINAIS DA DOENÇA INFLUENZA AVIÁRIA.
QUANDO VOCÊ TOMA AS ATITUDES 
CERTAS,SUA CRIAÇÃO FICA TRANQUILA.
A influenza aviária é causada por um vírus capaz de infectar
animais em diversos lugares do mundo. Este vírus é identificado com freqüência em muitas espécies de aves, inclusive migratórias, e eventualmente em mamíferos terrestres e marítimos, além dos suínos e esporadicamente no homem. Mas lembre-se: a influenza aviária não tem nada a ver com a gripe humana. O vírus se propaga entre as aves, a partir de contato prolongado com animais infectados, suas secreções ou excreções. Seres humanos podem eventualmente ser afetados pelo vírus, mas a transmissão e ciente de pessoa para pessoa ainda não foi evidenciada. O vírus também pode ser difundido por meio de equipamentos, vestimentas, ração, água e outros objetos contaminados, podendo ser disseminado a aviários não infectados.
Prevenir a chegada da in uenza aviária à sua criação é um trabalho contínuo, mas absolutamente simples:
• Evite o trânsito de outras pessoas e animais, bem como o contato de suas galinhas com patos, marrecos, gansos, perus e pássaros silvestres;
• Sempre lave as mãos cuidadosamente antes e depois de entrar em contato com suas aves. É importante que você limpe e desinfete sapatos, roupas, mãos, gaiolas, caixas, debicadores e bandejas de ovos com freqüência. Não compartilhe  ferramentas, equipamentos e implementos usados nos aviários com vizinhos ou com outros proprietários de aves;
• Se você visitou outros criadouros de aves, limpe e desinfete os pneus de seu veículo antes de regressar à sua propriedade.
• Mantenha as aves recém-chegadas ou de situação sanitária desconhecida separadas das outras de sua criação. Forneça agua e alimentos para suas aves em instalações protegidas do meio externo, por meio de telas de malha não superior a 1 polegada ou 2,54 cm ou por outro meio que impeça a entrada de pássaros ou animais domésticos e silvestres.
Quanto antes a doença for detectada, maiores são as chances de evitar que ela se espalhe. Então que de olho nos seguintes sintomas:
• Aumento repentino de mortalidade das aves num período  de 72 horas;
• Secreção ou corrimento ocular e nasal, tosse, espirros, diarréia e desidratação;
• Depressão severa, apatia, diminuição ou parada no consumo de ração, incoordenação motora (sintomas nervosos), andar cambaleante e cabeça pendendo para o lado;
• Queda drástica na produção de ovos, ovos desuniformes, de casca deformada e na;
• Hemorragias nas pernas, inchaço na região dos olhos, da cabeça e pescoço, inchaço e coloração roxo-azulada ou vermelho-escura na crista e na barbela.
EM CASO DE SUSPEITA DE APARECIMENTO DA DOENÇA, SEJA RÁPIDO E PROTEJA-SE
Evite contato com as aves suspeitas, isole a área e procure o médico veterinário do Serviço Estadual de Defesa Sanitária Animal ou da Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária 
e Abastecimento do seu Estado. Você ainda pode contatar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ligando para 0800 7041995.
Em caso de ocorrência da doença, a comunicação rápida a esses profissionais diminui o risco de infecção humana e impede a disseminação da enfermidade para outras aves e propriedades.
QUANDO VOCÊ TOMA AS ATITUDES CERTAS, SUA CRIAÇÃO FICA PROTEGIDA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário