sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Repelindo um ataque de cão

Imagine que está correndo pelo parque ou andando de bicicleta no seu bairro quando, de repente, um cachorro desconhecido corre na sua direção, rosna e se prepara para atacar. O que fazer? Há a maneira certa e a errada de lidar com o ataque de um cachorro. Fique seguro mantendo-se calmo e tomando algumas medidas para dispersar a situação.

  1. 1.  Não entre em pânico. Há alguma verdade naquele velho ditado que diz que os cães e outros animais podem "sentir o medo". Se você ficar agitado e correr ou gritar, pode deixar o animal mais confiante no seu ataque ou, pior, pode parecer ameaçador para ele. Nenhuma das duas situações será boa.
  2. 2 .Fique rígido e parado. Quando um cachorro se aproximar, fique totalmente parado com as mãos ao lado do corpo, como uma árvore, e olhe para outra direção.[1]Em muitos casos, o animal perderá o interesse e irá embora se for ignorado.
    • Não sacuda os braços ou chute; o cão pode entender essas ações como ameaças.
    • Não faça contato visual, pois isso também pode levar o cachorro a avançar.
    • Fique de lado em relação ao animal e mantenha-o na sua visão periférica, em vez de encará-lo. Isso sinalizará ao cachorro que você não é uma ameaça.
    • Não estenda as mãos e os braços até um ponto em que estejam vulneráveis a uma mordida. Mantenha os dedos enrolados em punhos para evitar que eles sejam mordidos. O cão pode chegar bem perto e até cheirar você sem mordê-lo.
  3. 3. Não tente correr. Isso pode despertar o instinto predatório do animal de caçar e pegar. Ele pode persegui-lo com vigor, mesmo que a intenção inicial fosse apenas de brincadeira. Além disso, você não será capaz de correr mais do que a maioria dos cães se estiver a pé. Ainda que esteja de bicicleta, muitos cachorros serão capazes de alcançá-lo.[2]
  4. 4. Distraia o cão com outro objeto. Se ele continuar a ameaçá-lo, ofereça algo que ele possa mastigar, como sua mochila ou uma garrafa de água: qualquer coisa, menos o seu braço ou a sua perna. Isso pode distraí-lo por tempo suficiente para que você possa escapar.Você também pode levar petiscos ou brinquedos quando for passar em locais onde sabe que há cães perigosos. Se um deles se aproximar, jogue o petisco ou o brinquedo para longe de você. O cão pode ir atrás deles.

  5. Evite irritar um cão. A maioria dos ataques é resultado de falta de controle sobre o cachorro, treinamento ruim ou provocação. Infelizmente, o mundo nunca estará livre de donos ruins, por isso é melhor se preparar. O senso comum lhe diz para nunca provocar nenhum animal.
    • Nunca mexa com um cachorro que está comendo ou cuidando dos filhotes. Eles se tornam superprotetores durante esses momentos.
    • Evite sorrir para o animal. Você pode achar que está parecendo amigável com um sorrisão cheio de dentes, mas um cão agressivo verá você mostrando os dentes para uma briga.
fonte: http://pt.wikihow.com/Lidar-com-o-Ataque-de-um-Cachorro#Tomando_precau.C3.A7.C3.B5es_contra_ataques_sub

Nenhum comentário:

Postar um comentário