segunda-feira, 16 de maio de 2011

CCZ ganha prêmio


É com muito orgulho e alegria que eu divido uma notícia com vocês.
No final de abril estive em um congresso (V Congresso Latino AMericano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos;  III Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem ANimal e I Encontro Nacional de Vigilância de Zoonoses e Agravos Causados por Animais de interesse à Saúde Pública) na semana passada. Trata-se de um congresso bianual, bem fortalecido, com pasrticipantes de toda a América do Sul.
Bom, enviei para este congresso, como experiência bem sucedida, o projeto de acupuntura para redução do estresse dos cães do CCZ e fui selecionada para expor oralmente, conclusão: A experiência: "O USO DA ACUPUNTURA NA REDUÇÃO DOS SINTOMAS DE ESTRESSE E PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR ANIMAL NO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DE EMBU/SP" ganhou o primeiro prêmio, concorrendo com quase 20 outros (muitas teses de doutorado e programas excelentes e já bem estabelecidos).
Gostaria de agradecer, de verdade, o apoio de vocês, que de uma forma ou de outra, colaboraram com este projeto, e me colocar a disposição para explicar melhor para vocês qualquer coisa a respeito!

Além disso, quero aproveitar para postar um pouco mais sobre a pesquisa - esta entrevista vai ser postada no site da prefeitura também:
  • Objetivo da pesquisa?
Avaliar a efetividade do uso da acupuntura para a redução do estresse e promoção do bem estar animal, nos cães mantidos no canil do CCZ.
  • Motivo
A apreensão de cães e sua manutenção em canis públicos é um evento extremamente estressante para todos os envolvidos, já que na maior parte das vezes, o animal é vítima de situações de abandono e maus tratos, e por isso não tem mais confiança nas pessoas - o que leva a mordeduras e outros agravos à saúde dos passantes e dos funcionários que lidam com estes animais.
Além disso, todos os principais motivos de estresse para cães são vividos em canís públicos, como por exemplo:
                - ausência do guardião ou companhia;
                - ausência de estímulos mentais e exercícios físicos;
                - aglomerado de pessoas e/ou animais desconhecidos;
                - falta de liberdade para expressar seu comportamento natural;
                - mudança no ambiente ou rotina;
                - transporte;
                - frio, fome, sede, dor, desconforto, doenças...

Então, o estudo visou promover o bem-estar, a saúde mental e física destes animais, diminuindo os problemas comportamentais e favorecendo a adoção bem sucedida.
  • Em quais animais a acupuntura é realizada?
A pesquisa foi realizada em todos os cães cães adultos confinados no CCZ, independente da raça ou sexo. Agora, num segundo momento, a acupuntura continuará sendo realizada, mas apenas com os cães do canil que apresentem sintomas de estresse ou problemas comportamentais.


  • Quais resultados já foram obtidos?
Todos os cães demonstraram melhora dos sinais de estresse, estado nutricional e qualidade de pele e pêlo, a agitação reduziu em quase 60% e quanto aos animais que receberam acupuntura e foram adotados, não houve reclamação sobre o comportamento dos mesmos. Assim, aacupuntura se mostrou uma terapêutica eficiente e de baixo custo, com melhora da saúde e sociabilidade dos animais, reduzindo os acidentes de trabalho. E o mais importante, melhoraram a qualidade de vida e saúde de animais que chegam ao CCZ em condições precárias. Na verdade, a acupuntura é só uma parte de todo o processo que os animais passam para serem disponíveis para adoção.
  • Há projeto para atendimento com acupuntura a animais domésticos da população?
Não. Embu das Artes é um município onde, num geral, a população é consciente e pratica a guarda/ posse responsável, não mantêndo seus cães presos em correntes, ou ambientes pequenos e com falta de higiene, sem exercícios físicos, interação com o dono, ou estímulos mentais. Assim partimos do princípio que os animais que possuem um dono/ guarda não são animais estressados, e se estão com alteração comportamental devem procurar o Médico Veterinário de confiança deles, pois muitas vezes trata-se de alguma doença.
Além disso, para você ter uma idéia, nós temos 15 canís e trabalhamos com uma média de 50 animais confinados (doamos uma média de 25 animais por mês), todos que chegam aqui poderiam ter seu futuro modificado com uma consulta Médica Veterinária, pois a castração precoce e dicas básicas de comportamento e higiene é a melhor prevenção contra alterações comportamentais e agressividade.

Luciana Gallo


Nenhum comentário:

Postar um comentário