sábado, 7 de maio de 2011

SOCIALIZAÇÃO


É o processo de integração de indivíduos em um grupo. No processo de domesticação, o cão é inserido no convívio humano, por isso, é extremamente necessário que seja socializado, para que possa interagir com seres humanos de uma forma coerente e socialmente aceita. Ao ser socializado o cão passa a ter uma relação mais harmônica com a sua família humana. Considerando que a maioria dos ataques acontece em contextos familiares e comumente são direcionados a pessoas conhecidas da família, como vizinhos, parentes e amigos, a socialização torna-se uma necessidade mais siginificativa. Por meio do processo de socialização o cão passa a reconhecer pessoas ou atividades como partes da sua vida, e não como uma ameaça. Assim o cão não ataca uma criança conhecida quando esta invade seu território, por não identificá-la nem como ameaça nem como presa. 
A fase da vida que vai de 8 a 16 semanas é considerada ponto crítico do desenvolvimento emocional dos cães. Nesta fase o cão aprende com muito mais facilidade e de uma forma mais intensa e duradoura o que é seguro e o que não é para ele. Cães que até 16 semanas não têm contato com pessoas passam a se comportar como selvagens, temendo qualquer pessoa que se aproxime. Cães criados em família têm maior facilidade de aprendizado e menos reações agressivas quando comparados aos cães instalados em canis e sem contato com as pessoas.
O processo de socialização primária caracteríza-se pela apresentação positiva ao filhote de todos os fatores controláveis que farão parte da sua vida. Estes fatores são: pessoas de diferentes idades e diferentes etnias, brinquedos, objetos, outros animais.

(fonte: revista CRMV, ano17/2011, n°52)

Nenhum comentário:

Postar um comentário