domingo, 1 de maio de 2011

Leptospirose


Doença infecciosa grave causada por uma bactéria, a Leptospira, que é eliminada principalmente pela urina de roedores. Outros animais como o cão, boi, cavalo e porco, quando infectados, também podem eliminar a bactéria pela urina, contaminando o meio ambiente. A Leptospira eliminada no ambiente pode sobreviver principalmente em locais úmidos como lama, água, margem de córregos, etc.
Como se pega: locais onde vivem ratos são perigosos. Em tempos de muita chuva, rios, córregos e a própria rede de esgotos transbordam. Esta água de enchente invade tocas de ratos, e contamina a água, que invade residências, levando a Leptospira que estava no ambiente. O homem, ao entrar em contato com a água ou lama contaminada pode infectar-se, especialmente se tiver cortes e arranhaduras na pele. Mas a bactéria também pode penetrar pelas mucosas e pela pele sem machucado. O contato direto com o esgoto, fossa, lixo e entulho também são riscos importantes para a doença.
No homem os sintomas aparecem de 1 a 30 dias após o contato com a bactéria. Os sintomas são variados, mas o início da doença é súbito: febre, dor de cabeça, dores no corpo, principalmente na batata da perna. Pode também ocorrer coloração amarelada da pele (icterícia), alteração do volume urinário, hemorragias na pele, mucosas e órgão internos.
Se não tratada logo e corretamente, a doença pode levar à morte.
Existe vacina disponível para os animais, que atua na prevenção da doença. Portanto consulte um médico veterinário e mantenha seus animais vacinados e protegidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário