sexta-feira, 13 de maio de 2011

Importância dos morcegos na natureza


Os morcegos insetívoros (que se alimentam de insetos) são os predadores mais eficientes de insetos noturnos. Um bom e esperto morcego insetívoro pode devorar mais de 600 mosquitos por hora, fazendo com isto, um rigoroso controle da população de insetos. Todo este controle também contribui para a redução do uso de venenos químicos utilizados nas plantações, o que significa uma alimentação mais saudável para nós.
Os morcegos que se alimentam de frutas (frugíveros) espalham sementes de centenas de espécies de árvores, contribuindo desta forma para a recomposição de nossas florestas e matas. Uma variedade enorme de plantas depende quase que exclusivamente dos morcegos para espalharem suas sementes, perpetuando as espécies.
Os morcegos nectarígeros ( que se alimentam de néctar) enfiam suas cabeças nas flores ao sugar o néctar, carregando assim o pólen. Ao pousarem em outra flor, deixam nela estes grãos de pólen, que permitirão sua reprodução.
Os morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) estão ajudando em pesquisas científicas que buscam novos medicamentos para doenças do coração. Isto porque existe uma potente substância anticoagulante na saliva destes animais.
Lembrem-se que os morcegos são animais silvestres, protegidos portanto pela lei federal 9.605/98.

Jamais tente pegar um morcego, nem vivo nem morto.
Em caso de contato com um, procure imediatamente orientação médica, pois qualquer tipo de morcego, quando contaminado pelo vírus da raiva, pode transmitir a doença.

(fonte: http://www.morcegolivre.vet.br/)                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário