sábado, 12 de novembro de 2011

Febre Maculosa

A Febre Maculosa Brasileira (FMB) é uma doença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia (Rickettsia rickettsii), transmitida por carrapatos, caracterizando-se por ter início abrupto, com febre elevada, cefaleia e mialgia intensa e/ou prostração, seguida de exantema máculo-papular, predominantemente nas regiões palmar e plantar, que pode evoluir para petéquias, equimoses e hemorragias. O tratamento precoce é essencial para evitar formas mais graves da doença, que podem levar à morte.

Quais os sintomas?
Febre de início súbito, dor de cabeça, dores musculares e história de picada de carrapatos e/ou freqüentado área sabidamente de transmissão de FMB nos últimos 15 dias.
Como se transmite?
Transmitida pela picada do carrapato. Os carrapatos do gênero Amblyomma são os principais vetores da R. rickettsii. O A. cajennense tem ampla dispersão por todo território nacional e é popularmente conhecido como “carrapato estrela”, “carrapato de cavalo” ou “rodoleiro”, suas ninfas por “vermelhinhos” e as larvas por “carrapatinhos” ou “micuins”.
Como tratar?
Com uso de antibioticoterapia, sendo a doxiciclina a droga de escolha. Na suspeita de FBM, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Não esperar a confirmação laboratorial do caso.
Como se prevenir?
Quanto mais rápido uma pessoa retirar os carrapatos de seu corpo, menor será o risco de contrair a doença. Nos casos de contato com áreas com presença de carrapatos, recomenda-se o uso de mangas longas, botas e de calça comprida com a parte inferior dentro das meias, todos de cor clara para facilitar a visualização dos carrapatos, devendo após a utilização, colocar todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário