
Se comparar com os outros meses do ano, de novembro a fevereiro o abandono de animais domésticos aumenta cerca de 70%. O levantamento foi feito em 2011 pela ARCA Brasil – Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal. O que mais assusta é que este número pode ser ainda maior, de acordo com o presidente da entidade Marco Ciampi. “A estimativa foi feita apenas com base nas informações que chegam ao nosso conhecimento”, diz.
Para o especialista, esse cenário é uma combinação de fatores como negligência e a posse irresponsável dos animais, com destaque para a procriação sem controle, cuja melhor forma de prevenir ainda é a esterilização ou castração.
Os principais argumentos são “vou viajar e não tenho onde deixar meu animal” e “meu filho ganhou um filhote de presente e não posso ficar”. Além disso, há quem atribua o abandono a uma mudança de residência, à idade do cão e ao fato de o companheiro não gostar do animal.
A verdade é que nada justifica o abandono – crime previsto em lei, afinal, o tutor responsável deve planejar e incluir o animal em todos os momentos de sua vida. Se você não pode arcar com essa responsabilidade, não está apto a ter um animal.
O costume de presentear amigos e parentes com animais de estimação em datas especiais também representa um grande problema, pois nem sempre estão dispostos a cuidar deles.
A família deve dispor de um local apropriado para o animal viver, ter condições financeiras para alimentá-lo e garantir cuidados veterinários adequados e dispor de tempo para cuidar dele - incluindo na programação diária passeios e exercícios com o bicho. Todas essas condições devem ser mantidas por 10 a 20 anos, enquanto o animal viver.
Abandonar animais é crime cometido por pessoas sem caráter e covardes que devem ser denunciadas para que sejam punidas e nunca mais voltem a cometer maldades contra seres indefesos.
Se você se deparar com qualquer situação de abandono ou maus-tratos, denuncie à polícia!
E lembre-se que o CCZ não recolhe e nem recebe animais que as pessoas não querem mais. Animal não é objeto descartável e deve ser tratado com respeito e responsabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário