quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Preservar o meio ambiente é preservar a saúde.


Doenças ambientalmente induzidas
As doenças e epidemias que aparecem mais acentuadamente na época das chuvas não estão ligadas apenas a ocorrência das precipitações pluviométricas, mas a fatores muito anteriores e relacionados direta ou indiretamente ao trato da questão ambiental, como veremos.
Como se sabe a explosão demográfica ocorrida nas últimas décadas elevou o número de habitantes da terra para mais de 6 bilhões de pessoas, estando o Brasil próximo a casa dos 200 milhões de pessoas, o que não é um exagero pelo nosso tamanho continental, não fosse a concentração populacional nas cidades, principalmente nas grandes metrópoles acarretando enorme bolsões de pobreza e suas conseqüências ambientais.
Isto acrescido da falta de saneamento básico adequado com insuficiência de aplicação de verbas públicas no setor, educação, políticas públicas efetivas, além da falta de conscientização e de vontade política dos agentes públicos têm mantido condições propícias para o surgimento de muitas doenças e epidemias ligadas direta ou indiretamente ao fator ambiental. Além disso, a degradação ambiental gerada pela falta de zoneamento  ambiental – ou inadequados/desrespeitados quando existem, do Poder Público em todas as suas esferas, a ganância exagerada de muitos loteadores que não dão atenção aos aspectos ambientais dos empreendimentos, a falta de consciência ecológica da maioria dos proprietários de imóveis e das indústrias, tornam-se fatores relevantes na crescente piora da situação da saúde pública.
Como se sabe muitas doenças encontram ambiente favorável com proliferação de animais que vivem em ambientes insalubres como os ratos, mosquitos e moscas, os quais por sua vez são hospedeiros e/ou disseminadores de muitas moléstias como a leishmaniose, toxoplasmose, doença de chagas, febre amarela e malária. São as chamadas zoonoses, isto é doenças compartilhadas simultaneamente pelo homem e pelos animais.
Portanto, estas doenças são altamente induzidas pelos fatores ambientais, caracterizados estes pela degradação da qualidade ambiental, tanto na área urbana quanto rural, de forma que no seu combate as medidas de preservação e saneamento são primordiais. Outra forma de evitá-las é através da informação e educação para prevenção.

fonte: http://www.aultimaarcadenoe.com.br/medicina-do-viajante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário