quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Fogos de artificios e animais.

O fim do ano está chegando e, como não poderia deixar de ser, muitos donos de pets estão preocupados com a queima de fogos.
O barulho dos explosivos causa, entre outras coisas, estresse, pânico e, além disso, não são raros os casos de animais que acabam morrendo. Tudo isso porque os cães e gatos tem o sistema auditivo mais sensível do que os humanos. Cães de pequeno porte estão mais sujeitos a esse tipo de dano.
Muitos cães se sentem aterrorizados com o barulho dos fogos e tentam fugir, o que pode causar acidentes, já que alguns acabam colidindo contra muros e paredes.
Confira a opinião do Dr. Gustavo Palmieri sobre o assunto: Fogos e Animais não combinam! Muitos animais, pets ou silvestres, sentem muito medo de fogos, a ponto de perderem os sentidos, convulsionar, fugir e até ir a óbito. Algumas dicas para ajudar nossos pets enquanto esta cultura de explodir fogos não cessa seria: colocar algodão no ouvido no início do dia e retirar após o fim dos barulhos. Outra dica seria ficar perto do seu Pet para ele sentir-se protegido ou ainda passar uma faixa de pano ao redor do pescoço e continuando a mesma ao redor do corpo assim gerando a sensação de proteção. E a última e melhor dica: Neste fim de ano vamos ajudar nossos animais e abolir os fogos.


Confira algumas outras dicas para evitar problemas com os pets no fim de ano:
-Procure deixar o animal, na hora da queima de fogos, em um local onde ele se sinta seguro, onde o som é mais abafado, e que haja espaço para ele se esconder. O ideal é que ele não fique sozinho.
- Verifique se os portões, portas e janelas estão fechados, para evitar fugas e atropelamentos. Cuidados em caso de festas em casa pois sempre tem aquele convidado folgado que deixa o portão aberto.
- Mantenham sempre os animais identificados, com coleira confortável e plaquinha com nome e telefone. 
- Protetores de ouvidos são indicados e podem ser comprados em lojas especializadas.
- Calmantes naturais, conhecidos como florais, são uma boa alternativa para relaxar os animais. Procure orientação do seu médico veterinário.
- Cães e gatos acostumados com agitação, passeios e exercícios físicos costumam sentir menos o impacto dos fogos, mas mesmo assim é necessário que fiquem em segurança. 

Boas festas!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário