segunda-feira, 6 de junho de 2011

Problemas com latidos


PROBLEMA: Seu cão late sem parar no quintal. Seus vizinhos reclamam. Você tenta fazer com que seu cão se cale, mas ele não para. O barulho é muito incômodo e você teme um processo.
SOLUÇÃO: Identifique a causa e trate-a adequadamente.
O latido é uma forma fundamental de comunicação canina. Casos isolados de latido costumam ser apenas o resultado em resposta a algo que o cão viu - um gato, um passarinho, outro cachorro. O latido em excesso é outra história. A primeira coisa a ser feita é compreender o motivo de tantos latidos. A maioria dos cães que late sem parar não se exercita ou não é estimulada apropriadamente. Em vez de dar um bom passeio, o cão está sendo deixado sozinho no quintal para se divertir sozinho. Está entediado e solitário. A solução nestes casos, é óbvia. O seu cão precisa de mais diversão e atenção em sua vida - caminhadas longas, aulas de agilidade e muita companhia. Às vezes, os cães adquirem o hábito de latir, pois são recompensados por seus donos quando o fazem. Seu cão late no quintal e você o persegue ou oferece um petisco para que ele entre. Uma boa brincadeira de pega-pega e um petisco? É claro que o cão vai querer repetir o comportamento.

O QUE VOCÊ DEVE FAZER:
  • Quando seu cão latir, não diga que ele deve ficar quieto. Vai parecer que você está "latindo" junto. Faça barulhos que o demovam e espere que ele lhe dê atenção. 
  • Se ele lhe der atenção e ficar quieto, recompense-o.
  • Se o cão latir para chamar sua atenção, vire-se e o ignore. Espere até que ele pare de latir.
  • Quando ele estiver quieto, recompense o silêncio dando-lhe atenção.
  • Recompense o silêncio, não recompense os latidos.
(fonte: "Ou eu ou o cachorro", Victoria Stilwell, Panda Books)

Nenhum comentário:

Postar um comentário