quinta-feira, 9 de junho de 2011

Toxoplasmose


É uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii. A maioria das pessoas provavelmente já se contaminou com o Toxoplasma, mas apenas uma minoria tem sintomas, pois normalmente o sistema imunológico impede que o parasita cause a doença. Entretanto, gestantes devem tomar cuidado pois a infecção pode causar problemas durante a gravidez. A toxoplasmose também afeta pessoas com o sistema imunológico comprometido, como pacientes com aids ou cancer.
Se uma gestante adquire a infecção pela primeira vez durante, ou logo após engravidar, ela pode passar a doença para o bebê, mesmo sem apresentar sintomas.
Como se pega? Os gatos têm um papel importante na disseminação da toxoplasmose. Eles se infectam ao se alimentar de roedores, aves, ou outros animais contaminados. O parasita é então eliminado pelas fezes do gato. Os gatos jovens e filhotes podem eliminar milhões de parasitas nas fezes, por até 3 semanas após a infecção. Os gatos adultos têm menor chance de eliminar o Toxoplasma nas fezes. As pessoas podem se infectar ao tocar areia ou solo contaminados com as fezes e, sem querer, levar a mão à boca. Frutas e verduras podem ser contaminados pelo solo ou água, e se tornarem fonte de contaminação, se não forem bem lavados e descascados.
Animais como porcos, vacas e ovelhas também se tornam infectados após comerem alimento contaminado por fezes de gatos. O parasita forma cistos na musculatura destes animais. Uma pessoa pode se contaminar ao ingerir carne mal passada, ou mesmo ao manipular carne crua que contenha os cistos e não lavar as mãos depois.
Cuidados para evitar a toxoplasmose:
  1. Lave as mãos com sabão e água após manipular solo, areia, carne crua ou vegetais não lavados.
  2. Cozinhe bem a carne (não deve estar cor de rosa), nunca coma mal-passada.
  3. Não experimente a carne até que ela esteja totalmente cozida.
  4. Congelar a carne por vários dias antes de cozinhá-la pode reduzir a chance de infecção.
  5. Lave a tábua de cortar carne e facas cuidadosamente, com sabão e água, após o uso.
  6. Lave bem frutas e verduras antes de consumi-las.
  7. Use luvas ao fazer jardinagem ou manipular caixas de areia, e sempre lave as mãos depois.
  8. Evite beber água não tratada.

(fonte: www.cdc.gov/ncidod/dpd/parasites/toxoplasmosis)                           Adriana Xande

Nenhum comentário:

Postar um comentário