segunda-feira, 6 de junho de 2011

Regras para os pais - posse responsável.


  1. Nunca ceda aos pedidos de uma criança para ter um animal, a menos que você esteja preparado para cuidar dele. Você será o principal responsável, mesmo que o animal seja do seu filho. Aos seis anos de idade as crianças começam a se tornar responsáveis o bastante para ajudar em algumas tarefas, e ter um cachorro é uma oportunidade de grande aprendizado para elas, incluindo como cuidar de um ser vivo e tratá-lo com respeito. Mas não se engane: você fará grande parte das tarefas.
  2. Escolha um cão que seja adequado para a sua família, pesquise o tamanho e temperamento.
  3. Nunca deixe seu filho sozinho com o cachorro.
  4. Ensine o seu filho a acariciar o cão de maneira correta.
  5. Ensine seus filhos a identificar os sinais de que um cão está prestes a morder. Entre eles estão: orelhas para trás e abaixadas, lábios separados, olhos fixados com pupilas grandes, dentes à mostra e lábios trêmulos, pelos das costas eriçados, corpo tenso e paralisado, cauda imóvel ou em lentos movimentos. Diga aos seus filhos que eles nunca devem se aproximar de nenhum animal que demonstre qualquer um destes sinais.
  6. Ensine seus filhos a tratar os animais com carinho e respeito, da mesma maneira como gostariam de ser tratados.
  7. Treine seu filhote para se manter calmo perto de crianças. Ensine ao seu animal a inibição da mordida, se ele tiver tendência a morder. Castre ou esterilize o seu animal.
(fonte: "Ou eu ou o cachorro", Victoria Stilwell, Panda Books)

Nenhum comentário:

Postar um comentário